Em alusão ao mês da Diversidade, a PGE/MS (Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul) por intermédio da ESAP (Escola Superior da Advocacia Pública) realizará evento online com o tema: “Por que falar sobre Diversidade?”
O evento acontecerá no dia 28 de maio, às 14h30 (horário de MS), por meio da plataforma Microsoft Teams. Os interessados em participar podem realizar a inscrição no portal da Esap, clicando aqui.
O objetivo é apresentar aos participantes a importância da diversidade e as diferentes formas de discriminação que podem existir no ambiente de trabalho e na sociedade em geral.
A procuradora do Estado e diretora da ESAP, Ludmila dos Santos Russi, reforça que a iniciativa visa incentivar a empatia e o respeito pelas experiências e perspectivas de cada indivíduo, fortalecendo assim a colaboração no ambiente de trabalho.
“Falar sobre diversidade em eventos de capacitação é importante por promover inclusão e representatividade, melhoria do ambiente do trabalho, inovação e criatividade, conformidade legal e ética, educação e sensibilização. Essas são apenas algumas das razões pelas quais é necessário incorporar eventos e ações na organização e dia a dia das instituições”, comentou.
Entre os convidados para o bate-papo estão: Fabio Esteves (Juiz de Direito do TJDFT), Lenita Pinho (Procuradora do Estado de São Paulo) e Claudia Trindade (Procuradora da Fazenda Nacional), profissionais renomados que contribuem para promover ambientes inclusivos e equitativos em suas respectivas atuações.
O evento será no formato de entrevista e os convidados responderão questões relacionadas à diversidade, sendo oportunizado ao público participar, previamente, com o envio de dúvidas sobre o tema por meio do link: https://forms.gle/n91uvzrEMbjbtFhY8 ou ao vivo durante o evento.
A procuradora do Estado Mariana Andrade Vieira, que mediará a conversa, explica que a PGE/MS divulgará na oportunidade os resultados de pesquisa realizada pelo Fórum Permanente de Equidade e Diversidade do CONPEG (Colégio Nacional dos Procuradores-Gerais dos Estados e do DF).
“Vejo com muito entusiasmo o espaço que foi dado à temática dentro da Procuradoria. Tudo que fazemos e falamos tem impacto na vida das pessoas que formam nossa instituição. Ano passado, o Fórum Permanente realizou pesquisa nacional para colher dados relativos a gênero, cor/raça, etnia, parentalidade, orientação sexual e capacitismo nas Procuradorias dos Estados e do DF e durante este evento vamos lançar o diagnóstico interno da PGE/MS. Ele fornecerá dados que podem guiar e qualificar nossas conversas e ações”, afirmou a representante de Mato Grosso do Sul no Fórum.
Hanelise Brito, Comunicação PGE/MS
Revisão: Tatiane Pazeto Puks