A Campanha Novembro Azul tem por objetivo conscientizar a população masculina sobre o câncer de próstata. Por esse motivo, a Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (PGE/MS) aborda o tema, afim de alertar os homens sobre a doença e a importância dos cuidados com a saúde.
O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que somente neste ano, 65,8 mil homens devem ser diagnosticados com câncer de próstata. Em Mato Grosso do Sul estima-se que apareçam por ano, 1,1 mil novos casos da doença para cada 100 mil habitantes.
O câncer de próstata, assim como qualquer outro tipo de câncer, se desenvolve a partir da proliferação desordenada de nossas células, causada por mutações no código genético.
Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma, ou apresentam dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Na fase avançada, doença pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.
O diagnóstico pode ser feito antes de quaisquer sintomas apenas pela quantidade do antígeno prostático específico (PSA) presente no sangue do homem. Outra maneira de diagnosticar o câncer de próstata é o exame de toque retal. Se o resultado de um desses testes for anormal, é feito um exame adicional para verificar se o paciente tem câncer.
A recomendação médica, é que todos os homens a partir dos 45 anos façam os exames preventivos para detectar qualquer alteração na próstata. Os homens que já possuem fatores de risco, como antecedentes de câncer de próstata ou de mama na família e homens da raça negra, devem procurar um médico para realizar os exames a partir dos 40 anos.
Além de ser dedicado à prevenção do câncer de próstata, o Novembro Azul chama atenção também a saúde integral do homem e reforça a importância de realizar consultas de rotina em uma unidade de saúde.
“Não há riqueza no mundo para um homem quando nele não há saúde”.
Foto: Portal MS – http://www.ms.gov.br/
Assessoria de Comunicação PGE/MS