Participaram da cerimônia de posse da nova diretoria que comandará o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), realizada na noite desta sexta-feira (22.1), a procuradora-Geral do Estado, Fabíola Marquetti Sanches Rahim, e o procurador-Geral Adjunto do Estado do Contencioso, Márcio André Batista de Arruda – gestores da Procuradoria-Geral do Estado (PGE).
Para Fabíola Marquetti, a gestão do desembargador Carlos Eduardo Contar gera as melhores expectativas possíveis. “O desembargador Contar, nos últimos dois anos [como vice-presidente] já vinha trabalhando em parceria com o estado de Mato Grosso do Sul e da PGE à frente do setor de precatórios. Resultando em uma economia próxima de R$ 40 milhões visando o interesse comum dos jurisdicionados e, consequentemente, baixando a lista de credores do Estado. Agora, como presidente, esperamos a ampliação dessa e a criação de novas parcerias em outras áreas como na informatização e nas conciliações, por exemplo”, afirmou.
Ela também agradeceu a todos os atos e trabalhos em conjunto executados no biênio 2019/2020 sob o comando do ex-presidente, desembargador Paschoal Carmello Leandro. “Foram tempos desafiadores, em especial, ano passado devido à pandemia, mas isso não o impediu de liderar o Tribunal de Justiça e manter os serviços funcionando, além de impulsionar um avanço significativo no investimento de novas ferramentas tecnológicas de trabalho”, finalizou.
Já Márcio Arruda acrescentou que o TJMS já é referência em relação à qualidade e presteza na prestação jurisdicional e ao cumprimento de metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
“A sociedade e as instituições vivenciam um tempo desafiador, causado pela pandemia, mas certamente a sabedoria, competência e experiência acumulada pela nova diretoria trará luz, ânimo e soluções inovadoras para fazer frente a esse momento”, pontuou e estimou boas-vindas aos novos gestores: “Ao tempo em que, nós da PGE, desejamos aos empossados sucesso no desempenho de suas novas funções à frente do TJ, agradecendo o apoio institucional e parabenizamos a gestão dos desembargadores que deixaram os cargos pelo elevado espírito público com que conduziram os trabalhos da Corte no último biênio”, declarou.
Ainda pela PGE registraram presença na cerimônia os procuradores do Estado Carla Cardoso Nunes da Cunha (corregedora), Leonardo Campos Soares da Fonseca, Norton Riffel Camatte e Wagner Moreira Garcia.
Nova equipe
A nova diretoria do TJMS foi empossada hoje, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo. O evento também foi transmitido ao vivo pelo canal de vídeos da instituição para os convidados que preferiram acompanhar o evento pela modalidade não-presencial.
Os novos integrantes da administração 2021/2022 do Tribunal de Justiça foram escolhidos na sessão do Tribunal Pleno do dia 21 de outubro de 2020. São eles: Carlos Eduardo Contar (presidente), Sideni Soncini Pimentel (vice-presidente) e Luiz Tadeu Barbosa Silva (corregedor-Geral de Justiça).
Em seu discurso de posse, o presidente do Tribunal de Justiça ressaltou a necessidade de constante evolução do Poder Judiciário de MS. “Assumindo o comando desta Corte de Justiça não devemos permitir ser igual. Isto seria parar, estagnar, acomodarmos. É preciso que sejamos diferentes, é preciso ter audácia, é preciso arriscar, tentar, buscar, lutar e vencer – se possível – não permitindo repetir, não permanecendo em situação inercial e não fazendo o mesmo, sob pena de sermos atropelado pelos fatos, pela rapidez das ocorrências, pelas necessidades e exigências de um mundo digital”, enfatizou e concluiu afirmando que: “o Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul continuará a ser grande e cada vez maior, com a ajuda e participação de todos nós. Vamos ao trabalho e ao sucesso”, disse.
Os desembargadores que atuaram nos últimos dois anos foram: Paschoal Carmello Leandro (presidente), Carlos Eduardo Contar (vice-presidente) e Sérgio Fernandes Martins (corregedor-Geral de Justiça).
Fotos: Ascom TJMS