Os procuradores do Estado Fabíola Marquetti Sanches Rahim e Dênis Cleiber Miyashiro Castilho foram empossados, nesta sexta-feira (4), como corregedora-geral e corregedor-geral adjunto da PGE/MS (Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul). Reconduzidos ao cargo, eles seguirão à frente da Corregedoria-Geral no biênio 2025-2027.
Durante a cerimônia de posse realizada no Auditório Pantanal, na sede da PGE/MS, a procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia, parabenizou os corregedores empossados e destacou a relevância da Corregedoria para o fortalecimento institucional.
“Este é um momento de encerramento de mandato, e quero parabenizá-los pela condução firme e comprometida ao longo desses anos. A Corregedoria fortalece a nossa instituição, sendo um instrumento essencial de controle e de garantia da regularidade dos nossos serviços. Tenho plena confiança de que esse trabalho seguirá com a mesma seriedade. Conto com a Corregedoria para continuar atuando de forma imparcial, zelosa e responsável”, afirmou.
A Corregedoria-Geral é o órgão responsável por orientar e fiscalizar as atividades funcionais e a conduta dos integrantes da carreira de procurador do Estado. Entre suas principais atribuições estão a instauração de procedimentos disciplinares e correcionais, o tratamento de demandas da ouvidoria e do acesso à informação, além do acompanhamento do estágio probatório dos procuradores.
Ao fazer um balanço de sua gestão à frente da Corregedoria-Geral, Fabíola Marquetti destacou a importância de um trabalho pautado na escuta, na proximidade e na busca constante por aprimoramento.
“A correição é um momento em que as pessoas abrem seus corações. Temos a oportunidade de ouvir procuradores e servidores, e todos se sentem muito à vontade para nos mostrar a realidade de seus setores. Tem sido uma experiência extremamente enriquecedora poder conhecer cada pessoa que compõe a Procuradoria. Hoje, já somos mais de 500. Com esse olhar e com esse propósito, seguimos com mais dois anos pela frente”, afirmou.
Em seu discurso, Dênis Miyashiro relembrou as ações desenvolvidas na Corregedoria. “Ao longo desses dois anos, realizamos 27 correições, 22 orientações preliminares, três processos disciplinares, 157 manifestações de ouvidoria e seis orientações. Foi um período de muito trabalho, mas também de grandes aprendizados e conquistas. Estamos à disposição e agradecemos a confiança dos colegas”, disse.
O presidente da OAB/MS, Bitto Pereira, participou da cerimônia de posse e desejou sucesso aos corregedores no novo mandato. “Desejo a ambos um excelente mandato. A atividade correcional é complexa, mas a recondução demonstra a excelência do trabalho que vem sendo realizado. Vocês dois ouvem os colegas, e isso é muito importante, pois saber ouvir e buscar soluções é a principal função do corregedor.
A cerimônia contou ainda com a presença dos procuradores-gerais adjuntos Márcio Arruda e Ivanildo Costa, do defensor público-geral Pedro Paulo Gasparini e demais procuradores do Estado.
Sobre os reeleitos
Procuradora do Estado desde 2005, Fabíola Marquetti Sanches Rahim já atuou como procuradora-geral do Estado, procuradora-geral adjunta do Consultivo e como coordenadora jurídica da PGE na Secretaria de Estado de Administração. Com ampla experiência, assumiu a Corregedoria-Geral pela primeira vez no biênio 2023-2025 e agora segue para mais dois anos no cargo.
Já Dênis Cleiber Miyashiro ingressou na PGE/MS em 2001. Antes de assumir como corregedor-geral adjunto, exerceu as funções de chefe na Procuradoria de Assuntos Tributários e na Procuradoria de Informática e Cálculo. Também foi subchefe na Procuradoria de Pessoal e na Coordenadoria da PGE. Com a reeleição, ele dará continuidade ao trabalho ao lado da corregedora-geral.
A nova gestão seguirá com o compromisso de fortalecer as atividades institucionais da PGE/MS, garantindo a ética, a transparência e a excelência na atuação dos procuradores do Estado.
Hanelise Brito, Ascom PGE/MS
Revisão: Tatiane Pazeto Puks
Fotos: Gerson Walber/OAB