Escola Superior da Advocacia Pública realiza primeira oficina de Linguagem Simples

  • Publicado em 17 dez 2024 • por Hanelise da Silva Brito •

  • A ESAP (Escola Superior da Advocacia Pública) realizou nesta terça-feira (17) a primeira oficina de Linguagem Simples na PGE/MS (Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul). Destinada a estagiários, residentes jurídicos e assessores, a capacitação foi realizada para expandir o uso de técnicas de Linguagem Simples na Procuradoria.

    A oficina é mais uma iniciativa do Projeto Simplifique e foi ministrada em dois turnos, matutino e vespertino. Na capacitação, os participantes aprenderam os conceitos e os objetivos da Linguagem Simples, além das etapas necessárias para elaborar documentos de maneira clara e acessível.

    Durante a oficina, a procuradora do Estado e diretora da ESAP, Ludmila dos Santos Russi, ressaltou a relevância da comunicação na rotina da Procuradoria e o atual olhar dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo para a Linguagem Simples.

    “O trabalho da PGE envolve o assessoramento ao gestor público, a consultoria e a orientação. Por isso, transformar o que comunicamos em algo simples e acessível é prioritário. Eu acredito que essa oficina vai ser útil não apenas nas áreas em que vocês atuam dentro da PGE, mas também no dia a dia de vocês”, afirmou.

    A qualificação foi ministrada pela procuradora do Estado e gerente do Projeto Simplifique Jordana Goulart e pela servidora e mestre em linguística Tatiane Pazeto Puks.

    Procuradora do Estado Jordana Goulart

    “A Linguagem Simples é algo que exige o nosso esforço diário. Com ela, nós passamos a ter um olhar para o outro, para aquele que vai receber a nossa comunicação, essa empatia é um dos princípios centrais da Linguagem Simples”, disse a procuradora Jordana Goulart.

    Os participantes tiveram a oportunidade de praticar o uso da Linguagem Simples com o Jogo Simplifique, um jogo educativo em formato de cartas, que permite ao jogador identificar várias opções para simplificar um mesmo termo técnico e ainda construir e fortalecer a cultura de simplificação da linguagem.

    A oficina de Linguagem Simples reafirma o compromisso da PGE/MS em capacitar seu corpo técnico para aplicar técnicas de comunicação objetiva e eficiente, fortalecendo a comunicação com os gestores públicos e com a sociedade sul-mato-grossense.

    Hanelise Brito, Comunicação PGE/MS
    Revisão: Tatiane Pazeto Puks

    Leia também: 

    PGE/MS institui projeto para implementação da Linguagem Simples no órgão

    PGE/MS lança Selo Simplifique para promover linguagem simples nas comunicações jurídicas

    Projeto Simplifique conquista primeiro lugar no XIX Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública

     

    Categorias :

    Escola Superior de Advocacia Pública

    Veja Também