Objetivo
Formalização e eficácia da cobrança
Ao transformar um débito em título executivo (CDA), a Dívida Ativa confere ao Estado instrumentos legais e eficazes para cobrar o devedor na via judicial ou administrativa.
Modernização e controle legal
A PGE-MS garante que os processos estejam regulares, evitando a nulidade em juízo. Com isso, assegura a segurança jurídica da cobrança.
Gestão e recuperação de créditos
A PCDA realiza cobranças administrativas, negocia acordos e, se necessário, encaminha os casos para execução judicial, podendo inclusive solicitar penhora de bens.
Transparência e eficiência no fluxo de inscrições
O decreto nº 16.412, de abril de 2024, trouxe regras mais claras para o encaminhamento de créditos pelos órgãos públicos à PGE, estabelecendo um prazo de até 90 dias para o envio via sistema eletrônico e-MS, com foco em segurança jurídica, transparência e eficiência.
Facilitação da quitação e estímulo à regularização
Através de programas como a transação tributária, a PGE-MS oferece condições especiais de negociação — com descontos de multas e juros (chegando a até 70% para micro e pequenos contribuintes) e prazos estendidos de pagamento, visando regularizar débitos e reduzir a litigiosidade