Publicado em 03 out 2025 • por Hanelise da Silva Brito •
O Laboratório de Inovação da PGE/MS (Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul) apresentou nesta quinta-feira (3) o Quati Saúde, uma solução tecnológica criada para otimizar a defesa do Estado em ações judiciais na área da saúde.
O trabalho é fruto de uma parceria entre a PGE/MS, a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e a Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul).
A plataforma foi desenvolvida para enfrentar o grande volume de tarefas repetitivas, proporcionando maior produtividade e eficiência. Diferente de geradores de texto tradicionais ou classificadores, o Quati Saúde acessa bancos de dados, extrai informações de forma automatizada e gera documentos customizáveis, tornando o processo de defesa mais rápido e preciso.
Entre os objetivos da solução estão o aumento da produtividade na produção de peças jurídicas, a redução do tempo necessário para elaboração de contestações, a minimização de erros de lógica jurídica e a facilitação da manutenção das regras e variáveis utilizadas nas peças judiciais.
Para a procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia, a Procuradoria tem se consolidado como um órgão estratégico, que alia gestão, inovação e modernização em suas atividades.
“Mais do que uma instituição de caráter meramente executor, a PGE tem se reafirmado com uma atuação estratégica para o Estado. Cabe a nós, procuradores, desenvolver uma capacidade de entrega orientada por essa visão, compreendendo que determinadas atividades demandam novas formas de execução, pautadas pela inovação e pela modernização do serviço público”, afirmou.
Conforme explica o procurador-chefe do Laboratório, Kaoye Oshiro, o trabalho desenvolvido aponta para um momento em que a Procuradoria atua de forma mais ágil, moderna e integrada, tornando a tecnologia uma aliada da prática jurídica, com impacto direto para a sociedade.
“O que entregamos hoje é um ponto de partida, um trabalho que será continuamente melhorado, ajustado e fortalecido. A ideia é que, em breve, essa mesma lógica seja levada para outras áreas do Contencioso da PGE, trazendo automação, inteligência e eficiência para nossa rotina e, consequentemente, fortalecendo a atuação da Procuradoria na defesa do interesse público”, destacou.
Além do Quati Saúde, o Laboratório apresentou outras duas soluções: um sistema de análises de ações de usucapião e outro para gestão de honorários periciais, ambos voltados a otimizar o trabalho da Procuradoria Judicial.
Hanelise Brito, Ascom PGE/MS
Revisão: Tatiane Pazeto Puks