Publicado em 03 out 2025 • por Hanelise da Silva Brito •
O Clube de Leitura Asas, iniciativa da PGE/MS (Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul), comemorou seu primeiro ano de existência em um encontro marcado por boas conversas e reflexões literárias. A celebração contou com a participação especial de Ana Maria Bernardelli, crítica literária e membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, que conduziu as reflexões sobre o conto “Venha Ver o Pôr-do-Sol”, da escritora brasileira Lygia Fagundes Telles.
Criado pelas procuradoras Jordana Goulart, Ana Paula Ribeiro e Renata Zuconelli para ser um espaço leve e acolhedor, o Asas convida os integrantes da Procuradoria a descobrirem a leitura além do universo jurídico, promovendo momentos de troca e conexão. Os encontros acontecem uma vez por mês, com textos escolhidos para estimular a reflexão, a partilha de ideias e o diálogo entre os participantes.
Conforme explica uma das fundadoras, a procuradora do Estado Jordana Goulart, o Asas nasceu com o objetivo de incentivar a leitura como hábito prazeroso, despertar emoções e valorizar a escuta e o diálogo.
“Avalio esse primeiro ano do Clube como uma experiência muito enriquecedora. Os encontros proporcionaram não apenas contato com diferentes obras e autores, mas também momentos de troca e reflexão que ampliaram a forma de pensar. Foi uma oportunidade de aprendizado coletivo, em que pude exercitar a escuta atenta, conhecer opiniões diversas e valorizar perspectivas distintas”, afirmou.
Para a procuradora do Estado Renata Zuconelli, o Asas impacta positivamente a vida dos participantes na medida em que permite aprendizado e um tempo de abstração da rotina. “É uma pausa para entrar no mundo das histórias, dos personagens, da imaginação. Os encontros são um respiro na correria do dia a dia e geram ótimas conversas. Sempre dá para aprender algo. Basta estar aberto para ler, partilhar e ouvir”, pontuou.
A procuradora do Estado Ana Ribeiro também destacou os aprendizados e deixou suas expectativas para o futuro do Clube. Segundo ela, a proposta para o próximo ano é avançar na dinâmica, intercalando contos e crônicas com a leitura de livros, além de incentivar maior protagonismo dos servidores até que eles próprios se tornem mediadores dos encontros.
“No decorrer dos encontros tivemos muitos momentos especiais e o que mais me marcou foi o dedicado à poesia. Ver o despertar de alguns para o lúdico, o mágico e a sensibilidade que a poesia traz foi lindo. Mais do que despertar para a leitura, perceber os servidores compartilhando experiências, enfrentando sentimentos e criando afinidades demonstra o poder transformador da leitura quando vivida de forma coletiva”, comentou.
Com um ano de atividades, o Clube de Leitura Asas reforça a importância de criar espaços de convivência, cultura e reflexão dentro da PGE/MS, mostrando que a leitura pode ser, acima de tudo, um instrumento de integração e prazer.
Hanelise Brito, Ascom PGE/MS