Procuradores do Estado aprovados no XIV Concurso Público
O Conselho Superior da PGE/MS (Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul) realizou, nesta sexta-feira (25), a 7ª Reunião Ordinária de 2025. A pauta central do encontro foi a avaliação de desempenho dos procuradores do Estado aprovados no XIV Concurso Público da carreira.
Após a análise criteriosa dos relatórios de desempenho, das atividades desenvolvidas e das manifestações das chefias imediatas, o Conselho Superior aprovou, por unanimidade, a estabilidade no cargo dos procuradores: Ana Zanin, Bruno César, Felipe Ramos, Fernando Sousa, Filipe Drummond, Jean Santos, Kamila Sena, Leonardo da Matta, Paulo Henrique Machado, Priscilla de Siqueira e Tarcísio Melo.
“Hoje, 11 colegas que tive a honra de empossar no dia 20 de julho de 2022 concluem o estágio probatório com competência e responsabilidade. O momento é muito significativo para a instituição que se fortalece com a evolução daqueles que integram seus quadros e diariamente contribuem com suas forças físicas e intelectuais”, destacou a procuradora-geral do Estado e presidente do Conselho Superior, Ana Carolina Ali Garcia.
O estágio probatório dos procuradores é acompanhado pela Corregedoria-Geral da PGE/MS, com avaliações que consideram critérios como capacidade técnica, conduta ética, produtividade, responsabilidade, assiduidade e iniciativa. Durante esse período, os novos integrantes atuaram em diversas frentes da Advocacia Pública, contribuindo de forma efetiva para o cumprimento da missão institucional da Procuradoria-Geral do Estado.
O procurador do Estado Leonardo da Matta, aprovado no XIV Concurso Público, ressaltou a importância do período de formação e integração com a instituição. “Os três anos iniciais na carreira foram engrandecedores. Conheci um Estado substancialmente diferente daquele em que vivi nas três décadas anteriores. Hoje, compreendo que ser procurador não se resume ao ato de posse ou à conclusão do estágio probatório. Ser servidor público é dedicar-se e capacitar-se continuamente para entregar à sociedade o melhor da nossa área de competência. Sou procurador em cada atividade de rotina ou desafio e já foram muitos”, afirmou.
Já a procuradora Ana Lígia Zanin destacou o amadurecimento pessoal e profissional ao longo do estágio probatório. “Esse é um momento muito especial e aguardado. Nos últimos três anos, pude exercer o cargo que sonhei, em uma cidade que amo, onde conheci tantas pessoas comprometidas e dedicadas, que me inspiram todos os dias. Pude iniciar um mestrado, por iniciativa direta da PGE/MS. Não foram poucos os desafios que acompanham o serviço público, mas o aprendizado é igualmente proporcional. O crescimento pessoal e profissional para encarar as adversidades é constante, embora ainda haja muito a aprender. Aqui tenho as ferramentas para sempre pensar em como ser melhor e como colaborar para tentar, quem sabe, fazer a diferença.”
Com a aprovação, os membros passam a exercer o cargo com estabilidade, reforçando o quadro jurídico do Estado e o compromisso permanente da PGE/MS com uma atuação qualificada e estratégica na defesa do interesse público.
Hanelise Brito, Ascom PGE/MS
Revisão: Tatiane Pazeto Puks