Publicado em 03 out 2025 • por Hanelise da Silva Brito •
Os novos estagiários e residentes jurídicos da PGE/MS (Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul), habilitados no 5º Processo de Seleção Simplificada do Programa de Estágio e no 2º Processo Seletivo Simplificado para o Programa de Residência Jurídica, iniciaram nesta semana suas atividades. Eles foram recepcionados pela Escola Superior de Advocacia Pública (ESAP) e pela Diretoria de Administração de Pessoal (DAP) e designados para diferentes áreas, onde contribuem diretamente para o fortalecimento das ações da Procuradoria.
O início das atividades marca um momento de aprendizado e prática profissional, no qual os estudantes vivenciam a rotina do serviço público e acompanham o trabalho desenvolvido pelos procuradores do Estado.
É o caso da residente jurídica Isabella Leon Ferreira, que espera aplicar os conhecimentos adquiridos durante a graduação. “Estou muito ansiosa, quero utilizar o que aprendi ao longo da faculdade, ter contato direto com as atividades realizadas pela PGE na representação do Estado e compreender melhor o funcionamento da Advocacia Pública para, futuramente, seguir na área”.
A mesma empolgação se reflete entre os estagiários. Para Rodrigo Kenji Asato Kobayashi, da área de Tecnologia da Informação, esse início representa uma oportunidade especial. “Estou muito animado para aprender e colocar em prática o que sei, especialmente agora que estou lotado na área de Inovação da PGE, que desenvolve projetos em parceria com a Universidade onde estudo, voltados a aplicações de pesquisa científica”, destacou.
Com a chegada dos novos estagiários e residentes, a PGE/MS amplia a formação prática de estudantes e recém-formados e fortalece as atividades desempenhadas em defesa do Estado e da sociedade sul-mato-grossense.
Maria Eduarda Paes, Programa de Estágio PGE/MS
Revisão: Tatiane Pazeto Puks