Procurador de MS participa de reunião do Fórum Nacional de Câmaras de Soluções de Conflitos

  • Publicado em 13 nov 2024 • por Hanelise da Silva Brito •

  • O procurador-chefe da CASC (Câmara Administrativa de Solução de Conflitos), Adriano Arrias de Lima, participou de reunião do Fonacasc (Fórum Nacional de Câmaras de Soluções de Conflitos) durante a programação do 50° CNPE (Congresso Nacional de Procuradores dos Estados e do Distrito Federal).

    Entre as pautas em discussão estiveram a aprovação do Regulamento dos Enunciados do Fonacasc e a estruturação de Grupos de Trabalho.

    Na abertura, a anfitriã e procuradora-chefe da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem da PGE/GO (Procuradoria-Geral do Estado de Goiás), Giorgia Adad, frisou a importância da cooperação entre os Estados na busca por soluções mais eficientes e colaborativas para a gestão de conflitos.

    “Esta foi uma excelente oportunidade para alinhar os Estados em relação à prática da consensualidade, um instrumento fundamental que estimula a cultura da pacificação social, gera economia aos cofres públicos e contribui para a redução da sobrecarga do Poder Judiciário”, ressaltou Giorgia Adad.

    Reunião Fonacasc.

    O procurador do Estado Adriano Lima destacou que o encontro foi mais uma oportunidade de debater a consensualidade na Administração Pública.

    “Em mais essa oportunidade, discutimos temas comuns a todos os estados envolvendo a utilização dos acordos para a resolução dos problemas dos entes públicos, dando um passo importantíssimo para uma maior segurança jurídica na realização destes, com a criação de grupos de trabalho temáticos para a elaboração de súmulas orientativas quanto à utilização da consensualidade na Administração Pública”, afirmou.

    A reunião foi enriquecida com exemplos práticos dos temas abordados, proporcionando um espaço de aprendizado e compartilhamento de soluções.

    O Fonacasc realiza reuniões periódicas com rodízio de sedes pelo Brasil para promover o debate e a troca de experiências sobre a consensualidade na resolução de conflitos, envolvendo temas diversos como acordos em ações coletivas, processos de execução e questões ambientais.

    Procuradores dos Estados e do DF que integram o Fonacasc.

    Hanelise Brito, com informações da PGE/GO
    Fotos: PGE/GO
    Revisão: Tatiane Pazeto Puks

    Categorias :

    Câmara Administrativa de Solução de Conflitos

    Veja Também