Procuradores do Estado de Mato Grosso do Sul participaram, nesta quinta-feira (9), do I Seminário RENAGEI – Governança, Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento aconteceu presencialmente em Salvador (BA) e promoveu a troca de experiências e conhecimentos sobre inovação, governança e tecnologia no cotidiano da Advocacia Pública.
Com o tema “Os desafios no setor público brasileiro e o papel das PGE’s e PGDF”, a programação contou com a realização de três painéis temáticos: Governança Institucional; Governança de Tecnologia da Informação; e Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Além de uma mesa redonda sobre experiências das procuradorias públicas em inovação.
Estiveram presentes no evento os procuradores do Estado Gustavo Machado Di Tommaso Bastos, Fabíola Marquetti Sanches Rahim, Cristiane Müller Dantas e Ludmila dos Santos Russi.
Na ocasião, a procuradora do Estado, Fabiola Marquetti, participou do painel ‘Governança Institucional’, compartilhando a trajetória da instituição no âmbito da Gestão Estratégica. “Nessa oportunidade, apresentei o case de sucesso da PGE-MS na implantação da Governança e da Gestão Estratégica, onde atingimos índices altíssimos na realização de iniciativas que nos permitiram alcançar objetivos traçados no planejamento estratégico”, afirmou.
Ela ressaltou, ainda, a importância de dividir conhecimentos com outros agentes públicos. “Essa foi uma excelente oportunidade de aprendizado, porque o evento foi todo composto de agentes públicos que atuam na área de inovação. Foi desafiador no sentido de mostrar os desafios que a Advocacia Pública tem pela frente”, comentou.
A procuradora do Estado e coordenadora da CIGE (Coordenadoria de Inteligência e Gestão Estratégica), Cristiane Müller Dantas, afirma que a organização das PGEs e PGDF em rede é fundamental para o desenvolvimento da gestão estratégica e potencializa avanços e resultados. “É muito gratificante e significativo fazer parte desta trajetória, atuando no presente para construção do futuro ainda melhor e em busca de serviços públicos cada vez mais eficazes, efetivos e eficientes”, disse ela.
O evento foi uma realização da Renagei (Rede Nacional de Gestão Estratégica e Inovação das Procuradorias-Gerais dos Estados e do Distrito Federal), com a co-organização do Fonace (Fórum Nacional dos Centros de Estudos e Escolas das PGE’s e PGDF), e do Fonacon (Fórum Nacional de Consultivos das PGE’s e PGDF).
Reuniões de alinhamento
Além do Seminário, o Fonacon e a Renagei realizaram, na manhã de hoje (10), suas reuniões de alinhamento, a fim de que representantes de diversos estados brasileiros debatessem questões como a criação de grupos temáticos para compartilhamentos de formas de financiamento, contratação de consultoria, elaboração de termos de referência, entre outros assuntos.
Texto: Hanelise Brito
Revisão: Tatiane Pazeto Puks