Nesta semana, em 21 de setembro, data em que se comemorou o Dia da Árvore, a procuradora-Geral do Estado, Fabíola Marquetti Sanches Rahim, participou de uma iniciativa da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul).
A gestora da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e o diretor de Engenharia e Meio Ambiente da Sanesul, Helianey Paulo da Silva, plantaram uma muda de ipê na frente do prédio da instituição. A ação objetiva contribuir para um mundo mais sustentável, com melhor qualidade de vida.
As servidoras Dalva Proença Brum Cabral (PGE) e Geici Sobrinho Balieiro (Sanesul) também colaboraram com a ação e plantaram outra muda de ipê.
Fabíola Marquetti, enalteceu a ação e disse da importância da consciência ambiental. “Precisamos estar atentos e respeitar a natureza que tanto está sofrendo há alguns anos. Trabalhar aqui no Parque dos Poderes é uma honra e um privilégio e poder contribuir com a preservação da natureza com o plantio de uma muda é uma grande oportunidade”, afirma.
A gestora da pasta, que é mãe de dois filhos, brincou lembrando do poeta cubano José Martí que escreveu: “Há uma coisa que um homem deve fazer na sua vida: plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro” e completou: “Agora, para mim, só falta escrever o livro”, finalizou a procuradora-Geral entre risos.
A distribuição das mudas pela Sanesul foi realizada em diversos órgãos estaduais, no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), na Ecologia e Ação (Ecoa), na Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), no Ministério Público do Estado (MPE) e nas cidades atendidas pela empresa de saneamento.
Em 17 de julho de 2018 foi publicado no Diário Oficial do Estado a Lei nº 5.228 que designava o “Ipê Amarelo” como a árvore símbolo do estado de Mato Grosso do Sul. Em 26 de maio de 2020, a Lei nº 5.514 alterou a redação anterior e, desde então, passou-se a constar como somente o “Ipê” como a árvore símbolo de MS.
A Sanesul é uma empresa de economia mista, com autonomia administrativa e financeira, que compõe a administração indireta e está vinculada ao Governo do Estado.
Fotos: Ascom Sanesul