Na manhã desta quinta-feira (9), a procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia, participou do Simpósio “Carreiras de Sucesso: inspiração para o seu futuro”. O evento foi realizado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e faz parte das atividades de recepção dos alunos do curso de direito para o ano de 2023.
Ana Ali agradeceu a oportunidade de voltar ao ambiente universitário e cumprimentou todos os presentes. “Quero em nome do Governador do Estado, Eduardo Riedel, dizer da importância da educação, instrumento transformador na área social e pessoal, e parabenizar os idealizadores deste evento”, iniciou.
A proposta do evento foi apresentar as diversas carreiras existentes no mundo jurídico e estimular os acadêmicos em seus primeiros passos como operadores de direito.
Na ocasião, a procuradora-geral falou sobre a Advocacia Pública e aproveitou o momento para apresentar a estrutura e as atribuições da PGE. Entre os assuntos abordados estiveram o trabalho das coordenadorias jurídicas e das especializadas. Além disso, Ana Ali falou sobre compras públicas, precatórios e consensualidade.
“Estamos caminhando com meios adequados de solução de conflitos, dentre eles, a consensualidade, mapeando os processos judiciais e propondo a consensualidade, antes mesmo da judicialização”, explicou.
Em resposta a dúvida de um acadêmico, a procuradora-geral falou sobre a implantação da inteligência artificial na instituição. “Temos atuado na área de execução fiscal e no âmbito da Secretaria de Saúde, na qual há uma alta judicialização. Esse processo já está acontecendo e tem sido um facilitador nas demandas dos procuradores do Estado. O judiciário já vem avançando nessa seara e estamos caminhando sempre próximos para atender a agilidade dos processos”, comentou.
A gestora lembrou ainda dos seus primeiros momentos na carreira e dividiu com os acadêmicos a importância de aproveitar todas as oportunidades da área. “Ressalto aqui a importância de aproveitar as oportunidades de estágios, processos seletivos e concursos intermediários. Isso auxilia na decisão, para que o dia a dia na carreira seja com satisfação e prazer”, aconselhou.
O evento contou também com outros nomes da carreira jurídica, com o objetivo de apresentar aos estudantes as possibilidades profissionais que podem seguir no término da graduação.


Texto: Hanelise Brito
Foto: Álvaro Herculano