Procuradores e servidores da PGE/MS (Procuradoria-Geral do Estado) participam hoje (14) e amanhã (15) de um curso sobre inovação na gestão pública. O treinamento é ministrado pelos procuradores federais Bruno Portela e Leopoldo Muraro, além do assessor especial da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), André Rauen, especialistas na área.
Dividido em uma etapa online e uma oficina, o curso é resultado de uma parceria com a Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul).
Marcos legais de ciência, tecnologia e inovação, de startups e do empreendedorismo inovador, além de inovação orientada por demanda, compras públicas de inovação, ETCs (Encomendas Tecnológicas), direitos de propriedade intelectual e alianças estratégicas para inovação, são alguns dos temas abordados durante o treinamento.
“Para trabalhar com inovação, precisamos sair da caixa, fazer algo diferente, são instrumentos jurídicos novos, novos arranjos, mudança de paradigma e de mentalidade”, analisou Muraro.
O procurador Bruno Portela destacou a vocação tecnológica da PGE de Mato Grosso do Sul, que já desenvolve projetos próprios de inteligência artificial com ênfase na otimização do trabalho e na entrega de resultados.
“A gente pode participar da formação, da construção da política pública, principalmente de inovação, e o mundo de hoje exige muito em relação a isso. Não veremos aqui apenas os instrumentos jurídicos, mas um olhar técnico para a inovação como prioridade dentro da agenda do estado”, afirmou.

Ana Carolina Ali, procuradora-geral do MS
A procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia, a chefe da ESAP (Escola Superior da Advocacia Pública), Ludmila Russi, e o presidente da Fundect, Márcio Pereira, também participaram da abertura do curso.
“Essencial para a nossa atuação no serviço público ver nossos procuradores e servidores dialogando sobre inovação. Estamos buscando compartilhar essas boas práticas e tenho certeza de que isso vai repercutir positivamente em nossos casos, em nosso trabalho. Essa atuação em rede certamente vai alcançar as políticas públicas e otimizar a entrega de nossas missões”, afirmou Ana Carolina.
Fernanda Fortuna
Assessoria de Comunicação – PGE/MS
Revisão: Tatiane Pazeto Puks