Agosto Lilás: PGE promove discussão sobre violência de gênero

Categoria: Destaque, Esap, Eventos | Publicado: terça-feira, agosto 17, 2021 as 08:00 | Voltar

Em alusão aos 15 anos da Lei Maria da Penha e em apoio às comemorações da Campanha Agosto Lilás desenvolvida anualmente pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres (desde 2016), a Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul oferece à população a palestra "Violência de gênero - uma questão global".

Toda a organização é da Escola Superior da Advocacia Pública (Esap), da PGE, que trará para debater o tema "Violência de gênero - uma questão global" a juíza de Direito que atua na 1ª Vara no Brasil especializada em Medidas Protetivas e também há cinco anos na 3ª Vara de Violência Doméstica e Familiar de Campo Grande (MS), Jacqueline Machado.

As inscrições para participação no evento virtual que será realizado no dia 24 de agosto, a partir das 9h, estão abertas no período de 17 a 23 de agosto e podem ser realizadas através deste link.

O objetivo do encontro é analisar o sistema patriarcal, as formas de violência doméstica previstas na Lei Maria da Penha, as fases do ciclo da violência, as relações de gênero moldadas sob esse sistema e sua relação direta com todas as formas de violência contra as mulheres.

Além de demonstrar a importância do tema em questão e seus impactos na sociedade brasileira e sul mato-grossense, sensibilizando os ouvintes sobre o tema e a urgente necessidade de uma mudança na cultura da sociedade. Também serão informados os canais de atendimento das mulheres em situação de violência.

De acordo com a procuradora-Geral do Estado, Fabíola Marquetti Sanches Rahim, a todo o momento existe a possibilidade de discutir sobre qualquer tipo de violência. “Nós temos que levar à tona temáticas desse porte e encorajar qualquer pessoa, principalmente, a denunciar. a entender que ninguém merece ser tratado de forma desrespeitosa, de maneira violenta. A vida é um presente e nosso dever é tentarmos, ao máximo, sermos felizes diariamente”, comenta.

PGE

Neste ano, a Procuradoria-Geral do Estado na primeira quinzena de agosto publicou uma série de matérias sobre o assunto. De 9 a 13 deste mês, textos com dados, depoimentos e dicas foram divulgados com o intuito  de encorajar vítimas a delatar situações de violência e fortalecer a ação Agosto Lilás, do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

Arte: Cássia Mara

 

Publicado por: Assessoria de Comunicação PGE-MS

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.