Com eficiência, PCDA trabalha pela recuperação dos créditos públicos

  • Publicado em 26 jun 2023 • por Hanelise da Silva Brito •

  • A Procuradoria de Controle da Dívida Ativa (PCDA) é uma especializada da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) responsável por realizar a inscrição dos créditos públicos – de natureza tributária e não tributária – em dívida ativa, e pelo controle de legalidade e de cobrança desses ativos.

    A dívida ativa nada mais é do que um cadastro no qual o Estado registra todos os devedores que não quitam seus débitos na origem (nos órgãos credores). 

    Na rotina de trabalho desta especializada está o recebimento, o arquivamento e a manutenção do controle dos processos administrativos, das cópias de documentos, certidões diversas, dentre outros objetos de inscrição em dívida. A PCDA também efetua os cálculos e realiza baixas ou exclusões de créditos tributários e não tributários.

    Localizada na Rua Sete de Setembro, 676, no centro de Campo Grande, a especializada presta atendimento às pessoas que possuem débitos inscritos em dívida ativa e desejam regularizá-los.

    O procurador-chefe da PCDA, José Wilson Ramos Costa Junior, ressalta que um dos objetivos da Procuradoria neste ano é disponibilizar serviços de consulta, de parcelamento, entre outros atendimentos, de forma on-line para os contribuintes.

    Confira a entrevista na íntegra:

    1 – Qual é a função do procurador do Estado nesta Especializada?

    Planejar, supervisionar, executar e avaliar a gestão da dívida ativa do Estado, especialmente as atividades de controle de legalidade e de cobrança administrativa dos débitos tributários e não tributários.

    2 – Quais os principais assuntos/demandas atendidas na Especializada? E os desafios?

    A Procuradoria de Controle da Dívida Ativa recebe os débitos das diversas origens, realiza o controle de legalidade dos débitos, o cálculo dos valores devidos, a baixa dos pagamentos, efetua parcelamentos, emite certidão de débitos, envia os débitos para protesto e para cobrança judicial e realiza o atendimento aos contribuintes de débitos inscritos em dívida ativa.

    3 – Quantos colaboradores têm?

    A especializada conta com 39 colaboradores.

    4 – Quais avanços que gostaria de destacar nas ações dos últimos anos?

    Aumento da arrecadação da dívida ativa, modernização da atividade de cobrança através da tecnologia de informação e o incremento da cobrança administrativa por meio do protesto, que permite uma cobrança eficiente e desjudicializada.

    5 – Quais os objetivos e as metas para 2023?

    Incremento da arrecadação, continuidade das ações de higienização do banco de dados, refatoração das integrações entre os sistemas e a disponibilização dos serviços de consulta, parcelamento, bem como a solicitação da certidão de débitos e de requerimentos administrativos de forma on-line, permitindo maior facilidade aos contribuintes.

    6 – Qual a importância desta Especializada na estrutura da PGE?

    A PCDA em razão das suas atribuições funciona como uma ponte que liga a PGE aos contribuintes e demais órgãos públicos, sendo muitas vezes a face visível da PGE para a sociedade.

    7 – Quais os ganhos para o Estado e a população?

    As atividades da PCDA permitem a obtenção de recursos que posteriormente são revertidos para a população por meio dos serviços e políticas públicas.

    Texto: Hanelise Brito
    Revisão: Tatiane Pazeto Puks
    Fotos: GuidoBreyJr. 

    Categorias :

    Atuação PGE, Especializadas, Procuradoria de Controle de Dívida Ativa

    Veja Também