Com o isolamento social, instituições oferecem cursos gratuitos

Categoria: Destaque | Publicado: quarta-feira, abril 1, 2020 as 08:00 | Voltar

Além de trabalhar em casa, investir em conhecimento e cultura neste momento de pandemia é uma alternativa

Campo Grande (MS) – Com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no mundo e a chegada da doença ao Brasil, as autoridades das três esferas de Poder – Legislativo, Executivo e Judiciário – autorizaram que a maioria dos servidores atue no modelo home office ou teletrabalho, como uma das medidas de prevenção à disseminação da doença, seguindo orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Além disso, entre tantas outras decisões, também foi determinado o fechamento de escolas e universidades (públicas e privadas); grandes, médias, pequenas e microempresas; shoppings, teatros … para amenizar o impacto do contágio no País.

Assim, milhões de famílias estão em casa nos últimos dias e, às vezes, uma ou outra pessoa pode ficar entediada em não poder sair para encontrar os amigos, ir ao cinema, ou simplesmente caminhar pelos parques públicos do seu bairro… uma nova realidade em que muitos nunca imaginaram passar.

Pensando em como contribuir para que o tédio não se torne presente no cotidiano da população, instituições reconhecidas no Brasil e no mundo estão disponibilizando cursos de diversos segmentos para aperfeiçoamento ou, simplesmente, para que as pessoas invistam em mais cultura e conhecimento e, de repente, tenham a oportunidade e o tempo que faltavam para conseguir estudar. Abaixo seguem algumas sugestões, se este for o seu caso.

Para quem gosta de ler também vai uma dica: a Amazon do Brasil liberou uma grande quantidade de e-books no site. Os livros virtuais estão disponíveis em versão digital para Kindle. Acesse o site e adquira a obra de sua preferência. A Cambridge University também liberou o acesso a diversos livros. Aproveite.

  • FGV
    A Fundação Getúlio Vargas liberou 55 cursos gratuitos para as áreas de Direito, Economia e Finanças, Educação, Marketing e Vendas, Gestão Empresarial, Gestão de Pessoas e Sustentabilidade.
  • Ciee Saber Virtual
    Nesse portal, é possível realizar 4 trilhas de conhecimento, com as seguintes temáticas: “Preparação para o Mundo do Trabalho”, “Lidando com a informática”, “Orientação e informação profissional” e “A comunicação e a matemática”.
  • Senai
    17 cursos online estão liberados pelo serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. A lista inclui: Economia Circular (disponível em idioma português e espanhol), Aperfeiçoamento Profissional do BIM, desvendando o blockchain, indústria 4.0 e empreendedorismo. Além desses, cursos transversais também são oferecidos nos temas: consumo consciente de energia, educação ambiental, finanças pessoais, fundamentos de logística, lógica de programação, metrologia, noções básicas de mecânica automotiva, propriedade intelectual, segurança no trabalho, tecnologias da informação e comunicação. As inscrições devem ser feitas pelo site.
  • USP
    Na plataforma Coursera, é possível achar 17 cursos online disponibilizados pela Universidade de São Paulo. Marketing, ciência da computação, design, biologia são algumas das áreas de estudo. Para acessar os links, basta ir ao site do Coursera e pesquisar por “Universidade de São Paulo”ou também por este endereço eletrônico: https://www5.usp.br/
  • Udemy
    A rede abriu mais de 500 cursos gratuitos para quem deseja aprender técnicas básicas de informática. De Excel a aulas mais complexas, como programação para crianças com ferramenta do MIT.
  • Enem Gratuito
    O Curso Enem Gratuito tem tudo que você precisa: vídeo aulas de todas as matérias, documentários sobre atualidades e guia de profissões aqui no nosso canal.
  • Senado Federal
    Os cursos oferecidos pelo Senado visam fazer com que os cidadãos entendam conceitos da Legislação e de seus próprios direitos

Ainda tem mais opções:

Foto: Pexels

Publicado por: Assessoria de Comunicação PGE-MS

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.