Campo Grande (MS) – Nesta sexta-feira (15.11) não haverá expediente nas repartições públicas de Mato Grosso do Sul, devido ao feriado nacional de Proclamação da República, e conforme decreto “E” Nº 1, de 10 de janeiro de 2019.
A medida não abrange serviços considerados essenciais como segurança pública e saúde, que são garantidos por meio de escalas de serviço ou de plantão.
Hoje (14.11) o expediente ocorre normalmente em todas as secretarias estaduais, fundações e autarquias. Confira abaixo o que abre e o que fecha no feriado, além de algumas dicas para evitar a correria pré-feriado.
Hemosul
As unidades de atendimento do Hemosul funcionam normalmente nesta quinta-feira, e fecham no feriado. No sábado (16.11), o Hemosul Coordenador e o Hemosul de Três Lagoas terão atendimento especial das 7h às 12h.
Agenfa
As Agências Fazendárias de Campo Grande e do interior do Estado estarão fechadas no feriado. O atendimento será normal na segunda-feira (18.11). Porém, a emissão de guias pode ser feita no site da Secretaria de Fazenda (Sefaz).
Detran
As agências do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) em todo Estado estarão fechadas no feriado de sexta-feira (15.11), e o atendimento será retomado na segunda (18.11).
Fácil
Nas quatro unidades do Fácil na Capital: Guaicurus, General Osório, Aero Rancho e Bosque dos Ipês, não haverá expediente no feriado de sexta-feira (15.11). Os atendimentos serão retomados na segunda-feira (18.11).
Jucems
No feriado, a Jucems não abrirá e o atendimento ao público será retomado na segunda-feira (18.11). Porém, a Junta Digital possibilita a realização de diversos serviços através da internet.
Tecnologia
Além do atendimento presencial nesta quinta-feira (14.11) e na segunda-feira (18.11), o avanço da tecnologia permite que alguns serviços ofertados pelo Governo de Mato Grosso do Sul sejam feitos também pela internet, proporcionando agilidade na resolução das demandas e facilitando a vida do cidadão.
Dentre os serviços que possuem essa modernidade está a emissão de guias das Agências Fazendárias, direto no site da Sefaz, ou mesmo os serviços da Jucems que é 100% digital, e os serviços ficam disponíveis 24 horas, incluindo finais de semana e feriados.
Boletos a vencer
O que fazer quando o feriado cai em dia de semana e justo no dia que as contas irão vencer? Não se preocupe! É possível antecipa-las, ou efetuar o pagamento no próximo dia útil sem acréscimo de multas ou juros. Esse direito é garantido pelo artigo 1º da Lei 7089/83 para boletos e faturas como cartão de crédito, carnês, serviços públicos (água, energia, telefone) e empréstimos.
A regra também vale para contas de estabelecimentos que abrem aos finais de semana, como lojas de departamento. Ou seja, se o seu boleto iria vencer nesta sexta-feira (15.11), feriado de Proclamação da República ou no sábado (16.11), será possível efetuar ou agendar o pagamento para segunda-feira (18.11) sem nenhum prejuízo.
Texto e foto: Subsecretaria de Comunicação (Subcom)
Publicado por: Assessoria de Comunicação PGE-MS