A PGE/MS (Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul) é uma das realizadoras do Congresso das Carreiras Jurídicas do Mato Grosso do Sul, que acontece entre os dias 5 e 6 de setembro, em Campo Grande. O evento terá como tema principal “Inteligência Artificial e Direito Digital” e contará com a participação de renomados palestrantes que abordarão o uso da tecnologia no campo jurídico.
O Congresso visa discutir a adequação do setor jurídico às demandas da sociedade digital, promovendo a capacitação dos profissionais do direito diante das inovações tecnológicas. A abertura do evento será marcada por uma palestra do Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Paulo Sérgio Domingues, que discutirá o tema “Direito Digital: novas tecnologias e a construção da justiça do futuro”.
A programação do evento contará com palestras do Dr. Luís Manoel Borges do Vale, Procurador do Estado de Alagoas; do Juiz Federal Dr. Raul Mariano Júnior; do Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, Dr. Marcello Terto e Silva; e o advogado e professor da Fundação Getúlio Vargas, Dr. Osny Silva Filho.
Ao final de cada ciclo de palestras, serão apresentados os sistemas de inteligências artificiais e tecnologias utilizados pelas instituições participantes, oferecendo uma visão prática dessas inovações.
Universitários e profissionais da área do Direito podem se inscrever para participar do evento até o dia 3 de setembro de 2024, através do link: https://sejud.tjms.jus.br/evento/congresso-carreiras-juridicas. A programação completa pode ser conferida aqui.
O Congresso é uma realização do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul, por meio Escola Judicial de Mato Grosso do Sul (Ejud-MS) e em parceria com a Justiça Federal da 3ª Região (TRF3), por meio da Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3.ª Região (EMAG), o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MP/MS), por meio da Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (ESMP-MS), a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul (DPGE-MS), por meio da Escola Superior da Defensoria Pública (ESDP), o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, a PGE/MS, a Defensoria Pública da União (DPU), por meio da Escola Nacional da Defensoria Pública da União (ENADPU), a Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso do Sul (ANOREG-MS) e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso do Sul (OAB-MS).
Geane Beserra, Programa de Estágio PGE/MS