Diagnóstico nacional sobre equidade e diversidade recebe formulários até dia 31

  • Publicado em 25 ago 2023 • por Fernanda Fortuna •

  • O Fórum Permanente de Equidade e Diversidade, vinculado ao Conpeg (Colégio Nacional de Procuradores-Gerais dos Estados e do Distrito Federal), está promovendo um diagnóstico nacional sobre questões que envolvem pluralidade, inclusão, respeito e acolhimento no ambiente de trabalho.

    A PGE/MS (Procuradoria-Geral do Estado) faz parte deste estudo. Toda a força de trabalho local tem até o dia 31 deste mês para preencher os formulários.

    De acordo com a procuradora Mariana Andrade Vieira, que representa Mato Grosso do Sul no Fórum, o Estado figura neste momento em quarto lugar, em âmbito nacional, em porcentagem de respostas ao questionário, frente ao número de servidores. Cerca de 43% da força de trabalho da PGE preencheu e encaminhou o formulário.

    Procuradora Mariana Andrade, representante de MS no Fórum

    “É muito importante que todos respondam às questões para que tenhamos dados e possamos pensar em ferramentas e estratégias para abordar essas questões tão relevantes no âmbito da nossa instituição, em busca de um ambiente de trabalho mais respeitoso, inclusivo e acolhedor”, ressaltou.

    O questionário está sendo aplicado de maneira concomitante em todas as procuradorias do Brasil. O objetivo é que esses dados sejam cruzados e permitam que as PGE’s elaborem estratégias para promoção da igualdade de direitos e oportunidades, dentro de um ambiente plural e humanizado, que leve em conta questões como raça, gênero, orientação sexual e a inclusão de pessoas com deficiência.

    As informações serão colhidas de maneira anônima. Além dos servidores concursados e comissionados e profissionais de carreira da advocacia pública, estagiários e menores aprendizes também devem participar.

    O Fórum Permanente de Equidade e Diversidade foi instituído no fim de 2022 e as reuniões quinzenais na modalidade on-line começaram a acontecer em março deste ano. Ao todo, 22 PGE’s e a Procuradoria-Geral do Distrito Federal integram os debates.

    Acesse o link para o questionário aqui

     

    Texto e imagem: Fernanda Fortuna

    Categorias :

    Atuação PGE, Geral

    Veja Também