Nesta quinta e sexta-feira (23 e 24.9), o procurador do Estado e chefe da Procuradoria de Representação em Brasília, da Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (PGE/MS), Ulisses Schwarz Viana, participará de eventos nacionais.
O primeiro acontece logo mais, às 15h (horário de Brasília), e abordará a “Sociologia da Constituição” onde se procura compreender melhor a relação bastante complexa entre direito, sociedade, política, democracia e movimentos sociais.
De acordo com o procurador de Mato Grosso do Sul , é uma “oportunidade para ampliar os horizontes analíticos sobre temas constitucionais bastante presentes no dia a dia das Procuradorias dos Estados, na atuação voltada para políticas públicas à luz do direito constitucional”, afirma.
O evento faz parte da quarta vertente “Teoria Geral do Direito e Filosofia do Direito”, do Ciclo de Palestras promovido pelo Fórum Nacional dos Centros de Estudos das Procuradorias-Gerais dos Estados e do Distrito Federal (Fonace).
Além de Viana – que será o debatedor -, também estará presente o palestrante Celso Fernandes Campilongo, advogado e professor titular da Universidade de São Paulo (USP). A transmissão será, ao vivo, pelo canal de vídeos do Fonace.
Os eventos produzidos pelo Fonace enriquecem e esclarecem as dúvidas das pautas que são temas de relevância no cenário jurídico. A PGE/MS é uma das instituições que compõem o Fórum Nacional representada pela Escola Superior da Advocacia Pública (Esap), que tem como diretora a procuradora do Estado Ludmila dos Santos Russi.
Sexta-feira
Amanhã, 24 de setembro, a temática será a respeito da “Democracia e riscos – vínculos com o futuro”. No encontro, Ulisses Schwarz Viana será o debatedor e levantará alguns pontos de vista para reflexão da realidade do mundo e do Brasil atualmente. Uma questão transdisciplinar que ainda discutirá qual o papel do Direito neste cenário.
Ainda participam como mediadora Patrícia Cerqueira Kertzman Szporer, Juíza de Direito e doutoranda e os palestrantes Raffale Di Giorgi, doutor e professor da Universidade de Lecce/Salento (Itália) e Ney de Barros Belo Filho, desembargador e doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina.
O evento acontecerá às 10h (horário de Brasília) e será transmitido pelo canal de vídeos do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).
Foto: Divulgação