Disseminação do Covid-19 coloca em alerta população mundial

  • Publicado em 13 mar 2020 • por Eduardo Henrique Alves •

  • Governo de MS e Prefeitura de Campo Grande firmaram parceria para ações preventivas

    Campo grande (MS) – A pandemia do novo coronavírus provocou a morte de 5.043 pessoas no mundo (até o momento), a maioria na China continental, de acordo com um balanço da agência AFP elaborado com informações de fontes oficiais.

    Na China continental já faleceram 3.176 pessoas, na Itália 1.016 e no Irã 514. Estes são os três países mais afetados pela Covid-19. Desde o surgimento do vírus no fim de dezembro, mais de 134.300 pessoas foram contaminadas em 121 países e territórios, incluindo o Brasil.

    Mas o que é coronavírus? De acordo com definições do Ministério da Saúde, é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31 de dezembro de 2019 após os primeiros casos registrados na China e provoca a doença chamada de coronavírus (Covid-19).

    Os primeiros coronavírus humanos foram isolados, pela primeira vez, em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

    No dia 11 de março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou pandemia após semanas de resistência. Assim, todos os países devem estar preparados para conter a transmissão do vírus e prevenir a sua disseminação por meio de vigilância ativa com detecção precoce, isolamento e manejo adequados dos casos, investigação/monitoramento dos contatos e notificação oportuna.

    Casos confirmados de Covid-19 no Brasil (até a manhã de 13.03.20)

    Nome Casos (Ministério) Casos (Secretarias)
    Rondônia (RO) 0 0
    Acre (AC) 0 0
    Amazonas (AM) 0 0
    Pará (PA) 0 0
    Maranhão (MA) 0 0
    Piauí (PI) 0 0
    Ceará (CE) 0 0
    Rio Grande do Norte (RN) 0 1
    Paraíba (PB) 0 0
    Pernambuco (PE) 2 2
    Alagoas (AL) 1 1
    Sergipe (SE) 0 0
    Bahia (BA) 2 3
    Minas Gerais (MG) 1 2
    Espírito Santo (ES) 1 2
    Rio de Janeiro (RJ) 16 16
    São Paulo (SP) 42 106*
    Paraná (PR) 6 6
    Santa Catarina (SC) 0 2
    Rio Grande do Sul (RS) 4 4
    Mato Grosso do Sul (MS) 0 0
    Mato Grosso (MT) 0 0
    Goiás (GO) 0 3
    Distrito Federal (DF) 2 3
    Brasil 77 151

    Mato Grosso do Sul

    No Brasil até a manhã desta sexta-feira (13.03) – oficialmente – foram registrados 151 casos confirmados de Covid-19.

    Em Mato Grosso do Sul, desde o dia 25 de janeiro, foram registradas 33 notificações de casos suspeitos do coronavírus, sendo que 23 casos foram desconsiderados para Covid-19 e a Secretaria de Estado de Saúde (SES) monitora dez casos suspeitos nos seguintes municípios: 1 em Aparecida do Taboado, 1 em Dourados, 2 em Três Lagoas e 6 em Campo Grande. As informações foram divulgadas no final dessa quinta-feira (12.03) no boletim epidemiológico.

    Na manhã de ontem a SES e a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande (Sesau) articularam ações conjuntas para enfrentamento da dengue e do Covid-19. A parceria entre as instituições possibilitará a ativação de 104 leitos na capital sul-mato-grossense.

    Ainda entre as medidas estão o custeio e reativação, pelo Estado e pelo Município, de 60 leitos de enfermaria e 10 leitos de UTI no Hospital do Pênfigo. Os leitos serão usados para internação clínica de casos de dengue e também serão utilizados para casos suspeitos de coronavírus e que venham a necessitar de isolamento.

    Além da ativação de 34 leitos no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, sendo 25 leitos semi-intensivos e 9 leitos de UTI. O município de Campo Grande irá fornecer recursos humanos para possibilitar o funcionamento dos leitos e o Estado irá realocar, de forma emergencial, servidores da Saúde para atendimento no Regional.

    Com informações do O Globo, Ministério da Saúde e Portal MS
    Imagens interna: Revista Crescer / SES-MS
    Imagem Capa: Divulgação

    Categorias :

    Geral

    Veja Também