A Procuradora-Geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia, participou na manhã desta quinta-feira (11) do 1º Workshop “Construir Inteligência Gestora pelas Análises de Dados”, promovido pela SES (Secretaria Estadual de Saúde).
Compondo a mesa 3 do evento, que debateu “Experiências Exitosas no Governo de Mato Grosso do Sul”, Ana Ali apresentou as experiências da PGE no âmbito da Inteligência de Dados e da Inteligência Artificial.
“Na PGE já normatizamos nossa Política de Governança e a partir daí buscamos mecanismos de liderança, de controle e de estratégia. Buscando direcionar, mapear, avaliar a gestão, sempre com foco nas políticas públicas que serão desenvolvidas e no aprimoramento do nosso serviço público”, disse a procuradora-geral.
Durante a apresentação, Ana Ali destacou a importância da Política de Governança no âmbito da instituição e como os indicadores auxiliam em uma tomada de decisão justa e equilibrada.
“Dentre as diretrizes desta governança, instituída no âmbito da PGE, temos a modernização, a simplificação e uma cultura de tomada de decisão a partir destes indicadores”, frisou.
A gestora também falou sobre como a Coordenadoria de Inteligência e Gestão Estratégica (CIGE) tem buscado formas estratégicas de inovação, além do uso de recursos tecnológicos. “Tudo isso para a transparência e para a prestação adequada dos serviços públicos”, disse.
Os projetos em desenvolvimento também foram discutidos, entre eles o algoritmo baseado em modelos de processamento de linguagem natural, que está sendo desenvolvido pelo LabPDI (Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) para classificar petições na área da execução fiscal.
Outro destaque é o projeto de automação de peças processuais na área da saúde, que está em fase de planejamento.
A procuradora-geral expôs ainda a atuação dos procuradores do Estado na SES (Secretaria de Estado de Saúde).
“Hoje atuamos tanto no assessoramento do nosso secretário como também em todas as ações judiciais que buscam a prestação de ações ou serviços na área da saúde”, destacou Ana Ali.
O 1º Workshop “Construir Inteligência Gestora pelas Análises de Dados” contou com mais de 25 palestrantes e teve por objetivo realizar uma articulação e promover a troca de experiências entre as secretarias e os órgãos de governo.
Texto: Hanelise Brito
Revisão: Tatiane Pazeto Puks