Nesta quinta-feira (17) aconteceu a reunião de acompanhamento bimestral do Contrato de Gestão da PGE (Procuradoria-Geral do Estado) com o Estado. Na ocasião, as unidades apresentaram o andamento dos projetos e os indicadores obtidos até o momento, consolidando a PGE como um dos órgãos com maior porcentagem de execução de atividades firmadas pelo Contrato de Gestão.
O Contrato de Gestão é um documento que define ações a serem executadas pelos órgãos e pelas entidades do governo para garantir a realização de ações estratégicas e o alcance de resultados.
Entre os compromissos firmados estão a desjudicialização da dívida ativa, a transformação digital dos processos de trabalho, a automação de etapas de processos judiciais, a ampliação da realização dos acordos diretos em precatório, entre outros.
A procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia, ressalta algumas entregas a serem efetuadas com o Contrato de Gestão e reafirma o compromisso da instituição com as metas estabelecidas. “Vamos buscar a consensualidade, reduzir nosso custo na judicialização, avançar na transformação digital e capacitar nossos servidores públicos que atuam na área de compras para melhor uso do recurso público. Estamos trabalhando por essas metas e cumprindo com os compromissos firmados”, ressaltou.
O procurador-geral adjunto do Contencioso, Márcio André Batista de Arruda, também participou da reunião e frisou no momento a importância das propostas e do trabalho em equipe realizado pelos setores da PGE para a conclusão das entregas.
Os processos relacionados ao Contrato de Gestão na PGE são acompanhados pelo ELP (Escritório Local de Projetos), unidade que coordena e apoia as ações de suporte ao planejamento e o gerenciamento de projetos estratégicos.
A gestora da unidade e especialista em Administração, Cibelle Queiroz de Melo, explica o trabalho realizado pelo ELP desde a elaboração do documento. “Fomos coletando o que cada setor tinha como entrega e orientamos sobre as atividades e os desdobramentos necessários para que a unidade pudesse mensurar a quantidade de tarefas que ela deveria executar, a fim de cumprir as entregas que propôs”, explicou.
Atualmente, o Escritório produz relatórios semanais para acompanhar o andamento dos projetos. “Entramos em contato com os gerentes dos projetos, coletamos as informações e fazemos relatórios semanais para a Segov, compartilhando os avanços e as dificuldades de cada unidade”, continuou.
Os compromissos definidos e firmados por meio do Contrato visam trazer resultados não só para a PGE como instituição, mas também para o Estado de Mato Grosso do Sul e, consequentemente, para a sociedade sul-mato-grossense.
“Percebemos que os setores que participam do Contrato de Gestão melhoram seus processos de trabalhos, desenvolvem uma maturidade em Gestão Estratégica e apresentam resultados positivos para o Estado. Como exemplo destes resultados, temos as capacitações sobre a Nova Lei de Licitações destinadas aos servidores públicos e os projetos para melhoria de atendimento à população na Procuradoria de Dívida Ativa”, comentou Cibelle Melo.
Também estiveram presentes na reunião o procurador-geral adjunto do Consultivo Ivanildo Costa, o secretário executivo de Gestão Estratégica do Governo Thaner Nogueira com a equipe da Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica) e os procuradores-chefes das unidades que compõem o Contrato de Gestão.
Texto: Hanelise Brito
Revisão: Tatiane Pazeto Puks
Fotos: GuidoBreyJr