ESAP encerra 2024 com avanços na qualificação de servidores e procuradores

  • Publicado em 30 dez 2024 • por Hanelise da Silva Brito •

  • A capacitação contínua, a realização de eventos e a promoção de cursos foram ações de destaque no balanço positivo da ESAP (Escola Superior da Advocacia Pública) em 2024. A unidade da PGE/MS (Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul) encerra o ano com resultados expressivos em suas atividades, reafirmando seu compromisso com a excelência na formação de servidores e procuradores do Estado.

    Na avaliação da procuradora do Estado e diretora da ESAP, Ludmila dos Santos Russi, as ações da Escola trouxeram impactos positivos para a instituição.

    “O ano de 2024 foi marcante, especialmente pela realização do Encontro Nacional das Procuradorias de Saúde, evento que reuniu profissionais de diversas Procuradorias dos Estados. Realizamos ainda mais de 70% das capacitações previstas no plano de capacitação da PGE para procuradores e servidores”, ressaltou.

    Um dos projetos destacados pela procuradora foi a segunda edição do “Em trilhas, eu me encontro”, voltado para a qualidade de vida e saúde mental dos servidores. A iniciativa, fruto da parceria com a UCDB, tem demonstrado como ações voltadas ao cuidado emocional podem transformar o ambiente de trabalho e a vida dos participantes.

    Entre os eventos promovidos, a capacitação em LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), teve impacto relevante ao preparar servidores para a aplicação prática das normas de proteção de dados pessoais. Já os treinamentos em negociação pelo método Harvard qualificaram os procuradores para solucionar conflitos de forma eficiente e estratégica. “Essas parcerias foram fundamentais para oferecer formações de alto nível e resultados concretos para a Advocacia Pública”, afirmou a diretora.

    Evento online sobre Diversidade e Equidade

    Além disso, a ESAP realizou ações voltadas à diversidade, entre elas um evento online que destacou a importância da equidade no ambiente institucional. Na ocasião, foi apresentado o relatório “Perspectivas sobre a Diversidade e a Equidade na PGE/MS”, fortalecendo o compromisso da instituição com a inclusão.

    Na área técnica, a Escola também ofereceu oficinas de redação jurídica e revisão de pareceres com foco na Linguagem Simples, a fim de promover maior clareza e acessibilidade nos documentos emitidos pela PGE/MS. “Trabalhar com linguagem simples é essencial para garantir que a comunicação seja clara e eficiente, tanto para os servidores quanto para o público”, pontuou.

    Outro destaque da Escola Superior foi a implantação do processo seletivo para o Programa de Residência Jurídica, contribuindo com formação prática de novos profissionais e com o fortalecimento das equipes jurídicas.

    Ao longo do ano, a Escola promoveu diversos eventos, incluindo o 8º Encontro do Dia do Servidor Público, uma oportunidade para celebrar e reconhecer o trabalho dos servidores, fundamentais para garantir a excelência dos serviços oferecidos pela Procuradoria.

    Com um balanço positivo das ações realizadas em 2024, a perspectiva da ESAP para 2025 é de manter o ritmo de avanços alcançados, com a conclusão bem-sucedida do plano de capacitação e a oferta de formações voltadas ao desenvolvimento técnico e emocional dos servidores e procuradores.

    Capacitações alcançaram não só servidores da PGE, mas também servidores públicos de todo o Estado

    Brunna Paula e Geane Beserra, Programa de Estágio PGE/MS

    Categorias :

    Escola Superior de Advocacia Pública

    Veja Também