Evento da Esap tem participação de servidores da PGE e esclarece dúvidas sobre gestão documental

Categoria: Esap, Geral | Publicado: terça-feira, agosto 10, 2021 as 14:00 | Voltar

Procuradora do Estado e diretora da Esap, Ludmila Russi.

Na manhã desta terça-feira (10.8) foi realizada a oficina “Avaliação e tabela de temporalidade de documentos” ofertada pela Escola Superior da Advocacia Pública (Esap), da Procuradoria-Geral do Estado (PGE). O evento ocorreu de forma on-line com a participação de aproximadamente 50 servidores da instituição e esclareceu dúvidas quanto aos instrumentos de gestão documental.

Durante o evento, a procuradora do Estado e diretora da Escola Superior da Advocacia Pública (Esap), Ludmila dos Santos Russi, ressaltou a importância da oficina. “Todos os entes públicos têm por dever fazer a sua gestão de documentos. A ideia hoje é apresentar e esclarecer dúvidas quanto aos documentos de gestão documental e ainda esclarecer a padronização para fins de procedimento de eliminação ou armazenamento desses documentos”, afirmou.

Historiadora e palestrante, Doralice Martins.

A palestra foi conduzida pela historiadora Doralice Martins, que atualmente é coordenadora Especial de Gestão Documental, na Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização (SAD), e presidente da Comissão Central de Avaliação de Documentos. Além disso, ela possui pós-graduação em gestão pública e atua na área arquivística há 35 anos.

“Precisamos mudar o conceito de que a gestão de documentos é só para documentação física. A gestão documental é tanto para o documento físico quanto para o eletrônico, o tratamento deve ser o mesmo para ambos”, disse a convidada.
Segundo Doralice, o plano de classificação de documentos e a tabela de temporalidade são essenciais para a gestão pública. “Se eu tiver estruturado o plano de classificação de documentos e a tabela de temporalidade de documentos eu consigo fazer gestão de documento. Ambos são mecanismos que possibilitam a identificação, a codificação, a localização e a destinação de documentos”, explicou a palestrante.

O curso abordou ainda sobre o processo de avaliação e valoração de documentos, aplicação de prazos aos documentos e a oficialização de eliminação de documentos.

Assessoria de Comunicação PGE/MS
Fotos: Esap

Publicado por: Assessoria de Comunicação PGE-MS

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.