Campo Grande (MS) – O mês dedicado a conscientizar a sociedade sobre a importância de doar sangue continua, e para que os doadores possam se programar, o Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul informa a alteração no horário de funcionamento durante as comemorações de Corpus Christi.
Não haverá atendimento apenas na quinta-feira (11.6). Na sexta-feira (12) e no sábado (13), o Hemosul Coordenador estará a espera de doadores agendados ou espontâneos nos horários entre 7h e 12h. Na segunda-feira (15) todas as unidades de coleta do Estado voltam a funcionar normalmente.
O Governo do Estado decretou a quinta e a sexta-feira como ponto facultativo em todas os órgãos e as entidades do poder executivo estadual, devido ao dia consagrado às comemorações de Corpus Christi e também como medida de prevenção do contágio da Covid-19.
Sempre que há ponto facultativo, apenas os serviços essenciais permanecem em atendimento. Mas caso haja necessidade de algum outro serviço, a modernização permite que o cidadão tenha acesso a diversos serviços públicos sem sair de casa e em qualquer dia da semana. O aplicativo MS Digital oferece mais de 50 ferramentas e está disponível para download nas lojas virtuais IOS ou Android.
O Hemosul reforça que cada doação é capaz de salvar até quatro vidas, e que conta com a participação de toda sociedade na manutenção do estoque estratégico necessário para atender a rede de saúde do Estado. Todos os tipos de sangue são bem-vindos, em especial os tipos O- e O+, pois são os mais utilizados.
Como medida de prevenção à Covid-19 o uso de máscaras passou a ser obrigatório nas unidades de atendimento da Capital e interior do Estado. Além da higiene redobrada em todas as áreas que o doador tem acesso, o Hemosul também passou a medir a temperatura do voluntário, e disponibiliza álcool para higiene das mãos.
A doação programada é uma forma de evitar a aglomeração de pessoas nas unidades. Os telefones para agendamento são os fixos (67) 3312-1516, (67) 3312-1529 ou pelo número de celular (67) 99298-6316.
Para doar, é preciso ter em mãos documento oficial com foto, estar bem alimentado e bem de saúde, ter mais de 55 quilos, e ter idade entre 16 e 69 anos. Doadores que tenham entre 16 e 17 anos, precisam estar acompanhados do responsável legal.
O Hemosul Coordenador fica na avenida Fernando Correa da Costa, 1304, no centro de Campo Grande. Para mais informações acesse www.hemosul.ms.gov.br.
Texto e foto: Subsecretaria de Comunicação (Subcom)