Infovia Digital: MS está concretizando projeto que poucos estados têm conseguido implementar, diz Carlo Fabrízio

Categoria: Destaque, Divulgação | Publicado: quarta-feira, junho 15, 2022 as 10:54 | Voltar

Interligar os 79 municípios de Mato Grosso do Sul por uma rede de fibra óptica com internet de alta capacidade. Foi com esse objetivo que o Governo do Estado celebrou, nesta terça-feira (14), contrato com a empresa Sonda Brasil, que prevê a instalação da Infovia Digital em até dois anos, com implantação de quase 7 mil quilômetros de fibra óptica e pontos de wi-fi em todas as regiões de MS.

Participaram da assinatura do contrato da PPP (Parceria Público-Privada): o governador do Estado, Reinaldo Azambuja, o Ceo do consórcio Sonda, Ricardo Scheffer, e a Secretária Especial de Parcerias, Eliane Detoni. A solenidade contou com a presença da Procuradora-Geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia, do Coordenador da Unidade da PGE no EPE (Escritório de Parcerias Estratégicas), Carlo Fabrízio Braga, da Consultora Legislativa Doriane Gomes Chamorro, Secretários de Estado, entre outras autoridades.

O contrato de Parceria Público Privada da Infovia Digital (Projeto modelado pelo Escritório de Parcerias Estratégicas) tem como objetivo prestar serviços de transmissão de dados - transporte de voz, dados e imagem - pelo suporte de fibra óptica de alta capacidade para os equipamentos das unidades públicas estaduais.

Todos os municípios, secretarias e entidades vinculadas à Administração Pública serão beneficiados, além de escolas, universidades estaduais e hospitais regionais, que irão estender os serviços para toda população com disponibilidade de conexão aos parques e praças.

“Para o Estado de MS, esse projeto é de uma importância sem igual. Nosso Estado consegue implementar e concretizar um projeto que poucos estados e municípios têm conseguido implementar. É um ganho de qualidade sem precedentes na infraestrutura digital, então nós passamos de um patamar, uma velocidade de 4 megabytes para aproximadamente 40 megabytes, interligando todos os órgãos públicos do poder executivo estadual em todas as cidades de Mato Grosso do Sul, isso com segurança, com uma rede dedicada ao estado, segurança de dados, alta velocidade e capacidade”, afirma Carlo Fabrízio.

Segundo ele, isso torna possível a implementação de inúmeras políticas públicas, saúde digital, centro de diagnósticos digitais, escola 4.0, fiscalização fazendária com monitoramento online 24 horas em todos os postos da Sefaz, além das questões relacionadas à segurança pública, como videomonitoramento. “É um ganho de qualidade para os serviços públicos e para a população, com a melhoria dos serviços”.

Participação da PGE

“Para a PGE, em especial, é um motivo de extremo orgulho, porque nós participamos desde o início do processo, desde a estruturação com os estudos apresentados até a concretização com a licitação, então a PGE certifica não só a legalidade de todos os atos, possibilitando que o gestor público tenha segurança para dar prosseguimento e proferir suas decisões no processo licitatório, mas também atesta para todos, para a população e para o mercado, uma segurança jurídica. Então a PGE demonstra mais uma vez a excelência do seu trabalho, haja vista a participação de vários players, inclusive empresas multinacionais no procedimento”, acrescenta o Procurador do Estado que atua no EPE.

“Isso comprova a excelência, nosso trabalho profissional, de qualidade, que tem sido reconhecido em outros Estados da Federação e também tem sido motivo de elogios por parte dos parceiros privados, que veem em nosso procedimento transparente, com segurança jurídica e qualidade de todos os instrumentos colocados na licitação, motivos para investir em Mato Grosso do Sul”.

Assessoria de Comunicação PGE-MS

Publicado por: Rauster Campiteli Monteiro

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.