Braço educacional da PGE, Escola Superior de Advocacia Pública prepara a instituição para o futuro

  • Publicado em 06 set 2023 • por Fernanda Fortuna •

  • Braço educacional e acadêmico da PGE, a ESAP (Escola Superior de Advocacia Pública) desenvolve atividades de aperfeiçoamento intelectual dos Procuradores do Estado e servidores da instituição. Organiza e oferece cursos de treinamento e otimização do conhecimento, além de promover eventos como palestras, seminários, painéis, simpósios e congressos.

    Liderada pela Procuradora do Estado Ludmila dos Santos Russi, a unidade está constantemente empenhada em potencializar a atuação profissional da categoria, para que todo o corpo técnico da PGE se destaque em seus campos de trabalho.

    Nesta entrevista, ela fala sobre a importância da ESAP para o desenvolvimento de habilidades e qualificação dos servidores da instituição, além de pontos importantes de sua missão e os projetos em desenvolvimento.

    Qual é a função do procurador do Estado nesta unidade?

    Dentro da estrutura regimental da PGE, a ESAP constitui-se em serviço auxiliar, tendo por atribuição o aprimoramento técnico e cultural dos Procuradores do Estado e dos servidores integrantes ou vinculados à instituição.

    Quais as principais demandas atendidas? E os desafios?

    A construção do Plano de Capacitação dos Procuradores do Estado e do PADES (Plano Anual de Desenvolvimento dos Servidores Públicos) vinculados à PGE são atividades que se encontram em desenvolvimento pela ESAP.

    As capacitações possuem correlação com os objetivos e finalidades estratégicas institucionais. O curso de formação de novos procuradores também fica a cargo da Escola Superior, além da editoração da revista eletrônica, organização dos processos seletivos internos e concursos públicos, participação na Comissão de Avaliação de Documento de Arquivo, entre outras atividades.

    Além disso, a ESAP integra o FONACE, que se constitui no Fórum Nacional dos Centros de Estudos e Escolas das Procuradorias Estaduais e do Distrito Federal, ofertando cursos de abrangência nacional, voltados à temática da advocacia pública.

    Flávia Verruck, Ludmila dos Santos Russi e Cássia Fontoura

    Quantos colaboradores tem a unidade?

    Atualmente, a ESAP conta com duas servidoras e um menor aprendiz, mas a demanda crescente tem mostrado a necessidade de ampliação desse quadro.

    Quais avanços poderia destacar nas ações dos últimos anos?

    O desenvolvimento dos Planos de Capacitação e do PADES contribuiu diretamente para a formação de um cronograma de treinamento e de trilhas de aprendizagem alinhadas ao planejamento estratégico, possibilitando a realização de eventos e contratação de capacitações de aplicação prática e uma melhor alocação dos recursos públicos investidos nesses treinamentos.

    Quais os próximos objetivos e metas?

    Em 2023, gostaríamos de destacar dois projetos inovadores que possuem a contribuição e iniciativa diretas da ESAP:

    No primeiro semestre foi desenvolvida parceria com a SAD, ESCOLAGOV e FERTEL, no que diz respeito à capacitação sobre a Nova Lei de Licitações e Contratos, com a gravação de videoaulas por Procuradores do Estado e sua disponibilização gratuita, na plataforma da ESCOLAGOV. As videoaulas, com tradução também em Libras, abrangeram temas de atuação específica dos servidores públicos, tais como: planejamento, elaboração de termo de referência, pesquisa de preços, hipóteses de dispensa e de inexigibilidade de licitação, gestão e fiscalização e responsabilidade dos agentes envolvidos no processo de contratação.

    Iniciamos também recentemente um projeto de qualidade de vida, voltado aos servidores públicos e Procuradores do Estado intitulado “Em trilhas, eu me encontro”, fruto de uma parceria entre o curso de Psicologia da UCDB e a PGE. Serão três trilhas de autoconhecimento realizadas por meio de encontros terapêuticos presenciais, com os seguintes temas: saúde mental, comunicação interpessoal e autorrealização.

    Qual a importância desta unidade na estrutura da PGE?

    Promover o aprimoramento técnico e cultural dos Procuradores do Estado e dos servidores integrantes dos quadros da PGE, além de contribuir e fomentar pontes de diálogo entre outras redes de capacitação.

    De que forma o trabalho da ESAP reflete de forma positiva para a população do Estado?

    A qualificação técnico-profissional de servidores e Procuradores do Estado reverte valor para instituição, que fortalece seus integrantes, ao mesmo tempo em que proporciona que a comunidade experimente um serviço público prestado com maior qualidade.

     

    Texto: Fernanda Fortuna

    Fotos: Guido Brey Jr.

    Categorias :

    Atuação PGE, Escola Superior de Advocacia Pública, Geral

    Veja Também