A PGE-MS (Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul) recebeu a visita de acadêmicos de Direito da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), nesta quinta-feira (25). O encontro foi uma oportunidade para que os estudantes adquirissem conhecimento sobre a Advocacia Pública e sobre a carreira de procurador do Estado.
A visita foi acompanhada pela Esap (Escola Superior da Advocacia Pública), que recebeu apoio da PP (Procuradoria de Pessoal), da CIGE (Coordenadoria de Inteligência e Gestão Estratégica) e da PJ (Procuradoria Judicial) para apresentarem aos alunos o funcionamento da PGE-MS e suas atribuições. Ao todo, participaram cerca de 120 alunos, divididos em 3 grupos.
Na ocasião, a procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia, agradeceu a visita dos acadêmicos e colocou a instituição à disposição para esclarecer dúvidas dos estudantes.
“É uma alegria recebê-los na Procuradoria. Estamos abrindo portas para que vocês possam entender o papel dos procuradores do Estado e dos servidores que compõem o nosso time e que atuam no exercício da consultoria jurídica e na representação judicial e extrajudicial do Estado de Mato Grosso do Sul”, frisou.
A procuradora-chefe da PP, Nathalia Barros, e o procurador do Estado, Felipe Ramos, falaram sobre as competências da Especializada que atua em matérias de pessoal e o dia a dia da carreira. O procurador-chefe da PJ, Caio Gama Mascarenhas, apresentou aos alunos o trabalho da Procuradoria Judicial, que representa o Estado em todos os feitos que não se enquadram na competência dos demais setores do órgão.
Já a procuradora-chefe da CIGE, Cristiane Müller Dantas, explicou aos acadêmicos como a instituição atua na área de Governança e Gestão Estratégica e apresentou junto a sua equipe o desenvolvimento do projeto ‘Quati’ na área de Inteligência Artificial.
A procuradora do Estado e diretora da Esap, Ludmila dos Santos Russi, também aproveitou a oportunidade para expor o funcionamento da Procuradoria como um todo e parabenizou a iniciativa da UFMS em promover a troca de vivências e experiências com os acadêmicos.
“Para nós é um prazer recebê-los e poder falar sobre as nossas atividades e a nossa carreira. A atuação da PGE na representação dos direitos e interesses do Estado é uma forma de promover transformações na sociedade e é muito bom mostrar isso”, comentou.
Também participaram da visita o procurador-geral adjunto do contencioso Márcio Batista, o professor e coordenador do Escritório Modelo de Assistência Judiciária da UFMS, Luiz Henrique Volpe Camargo e os professores da UFMS Tchoya Gardenal, Nilton César, e Caio Dalbert Cunha.
Texto e fotos: Hanelise Brito
Revisão: Tatiane Pazeto Puks