Procuradores do Estado de Mato Grosso do Sul participaram nesta semana do X Encontro Nacional das Procuradorias Fiscais. O evento aconteceu presencialmente em Fortaleza (CE), com o objetivo de promover a troca de experiências e conhecimentos sobre diversos temas da área tributária.
O Encontro Nacional das Procuradorias Fiscais acontece anualmente e reúne membros da Advocacia Pública dos Estados, Distrito Federal, Municípios e União. Focando na prática, o encontro se sobressai como um dos mais importantes eventos jurídicos do país.
Com o tema “Estado e Contribuinte: o caminho entre embate e diálogo”, o encontro proporcionou aos profissionais da Advocacia Pública palestras e oficinas temáticas.
Na ocasião, o procurador do Estado, Fabio Hilário Martinez de Oliveira, palestrou na oficina “Tributação na Era Digital”, compartilhando a experiência da PGE-MS com a implantação da inteligência artificial em processos de execução fiscal.
O evento foi uma realização da Associação dos Procuradores do Estado do Ceará (Apece) e uma promoção da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e Distrito Federal (Anape). O presidente da Anape, Vicente Braga, ressaltou a importância das discussões para o aprimoramento da atuação das procuradorias fiscais e da justiça fiscal nos estados.
Outros procuradores do Estado também estiveram presentes para troca de experiências e aprimoramento dos assuntos pertinentes às atuações. São eles: a procuradora-geral do Estado Ana Carolina Ali Garcia, a corregedora-geral Fabíola Marquetti Sanches Rahim, o presidente da Aprems Norton Riffel Camatte e os procuradores Adriano Aparecido Arrias de Lima, Sérgio Wilian Anníbal, Rafael Coldibelli Francisco, Renato Maia Pereira e Luis Paulo dos Reis.
Reuniões
O encontro também foi uma oportunidade para que representantes do Fonacasc, Conpeg, Colégio dos Corregedores, Conselho Deliberativo da Anape e chefes das Procuradorias Fiscais se reunissem a fim de tratar assuntos de interesse comum às atividades desenvolvidas pelas procuradorias em seus Estados.