STF vai receber proposta de súmula vinculante da OAB em defesa de advogados pareceristas

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, outubro 20, 2021 as 17:30 | Voltar

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve receber nos próximos dias uma proposta de redação de uma súmula vinculante que defende e protege a atuação de advogados pareceristas.

A sugestão é do Conselho Pleno da OAB Nacional que aprovou, nesta terça-feira (19.10), por unanimidade, texto que considera como violação da Constituição Federal qualquer tentativa de imputar responsabilidade penal, civil ou administrativa ao advogado pela emissão de um parecer jurídico.

A Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (Anape) publicou uma nota de apoio à decisão da entidade que teve o respaldo de todos os conselheiros federais.

Para o presidente da Anape, Vicente Braga, a defesa das prerrogativas e do livre exercício profissional são pilares constitucionais que não podem ser transgredidos. “O simples fato de um advogado emitir, com sua convicção e liberdade, uma opinião jurídica em peças processuais não é motivo para sofrer qualquer tipo de constrangimento. A advocacia, como peça fundamental da Democracia e da Constituição, não pode atuar com medo”, afirma.

A Associação dos Procuradores do Estado de Mato Grosso do Sul (Aprems) presidida pelo procurador do Estado, Norton Riffel Camatte, também aprovou a sugestão da súmula vinculante.

A proposta vem ao encontro de inúmeros casos de constrangimento ilegal a advogados pareceristas, processados criminalmente, por improbidade administrativa e nos Tribunais de Contas, pelo simples fato de terem emitido parecer jurídico em determinado sentido. Leia, na íntegra, a nota da Anape:

Publicado por: Assessoria de Comunicação PGE-MS

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.