PGE/MS promove oficina sobre o uso de técnicas de Linguagem Simples

  • Publicado em 09 fev 2026 • por Hanelise da Silva Brito •

  • A Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (PGE/MS), por meio da Escola Superior da Advocacia Pública (ESAP), realizou na última sexta-feira (6) oficina de Linguagem Simples, nos períodos matutino e vespertino, com a participação de procuradores, servidores, estagiários e residentes jurídicos. A iniciativa teve como objetivo incentivar o uso de técnicas de Linguagem Simples na Procuradoria e aprimorar a comunicação institucional.

    A oficina foi conduzida pela procuradora-chefe da Procuradoria de Assessoria ao Gabinete (PAG), Jordana Goulart, e pela assessora linguística Tatiane Pazeto, que conduziram reflexões práticas sobre o uso de uma linguagem clara e objetiva na Administração Pública.

    Participantes da Oficina

    Durante a oficina, foram apresentados conceitos, técnicas e exemplos aplicáveis ao dia a dia dos órgãos públicos, com foco na simplificação de textos jurídicos e administrativos.

    Os participantes também realizaram atividades práticas, como a reescrita de textos com base nos princípios da Linguagem Simples e o jogo Simplifique, um jogo educativo em formato de cartas que permite identificar diferentes formas de simplificar um mesmo termo técnico.

    Atividade com o Jogo Simplifique

    A ação está alinhada ao Projeto Simplifique e à Lei nº 15.263, de 14 de novembro de 2025, que institui a Política Nacional de Linguagem Simples nos órgãos e entidades da Administração Pública direta e indireta de todos os Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

    Ao aprimorar a formação de seus profissionais, a PGE/MS reafirma o compromisso com o fortalecimento de uma comunicação simples, direta e eficiente no serviço público.

    Maria Eduarda Paes, Programa de Estágio PGE/MS

    Categorias :

    Geral

    Veja Também