Governador dá início com a PGE ao ciclo de assinaturas do Contrato de Gestão 2026

  • Publicado em 30 jan 2026 • por Fernanda Fortuna •

  • A PGE/MS (Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul) foi a primeira instituição a assinar, nesta sexta-feira (30), o Contrato de Gestão 2026, dando início ao novo ciclo do programa liderado pelo governador Eduardo Riedel. Ele estabelece metas, projetos e entregas estratégicas para cada pasta, fundação ou autarquia.

    Com o lema “Planejamento estratégico e gestão eficiente”, o Contrato de Gestão completa 11 anos e é considerado referência nacional em administração pública, com foco em resultados concretos para a população.

    A procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali, apresentou 10 projetos e a projeção de 30 entregas para 2026. Entre as principais ações previstas estão a implantação do Cadin (Cadastro Informativo de Créditos não Quitados), a automação de termos de referência para a aquisição de medicamentos, a elaboração de pareceres integrados com Inteligência Artificial, além da geração automatizada de petições e peças judiciais.

    O plano também contempla iniciativas voltadas à prevenção de litígios, à transação tributária, à sistematização das atividades dos processos consultivos e ao aprimoramento dos cálculos para o cumprimento de sentenças contra o Estado. Para simplificar rotinas administrativas, estão previstos os contratos de facilities e, no campo da integridade e das boas práticas, a implantação da política de Compliance na instituição.

    Durante a reunião com a PGE, o governador destacou a importância do planejamento e do acompanhamento constante das metas. Segundo ele, a rotina de monitoramento é essencial para garantir a execução do plano de governo e a entrega de serviços mais eficientes ao cidadão.

    Segundo a procuradora-geral, os projetos fortalecem a segurança jurídica, ampliam a eficiência e promovem inovação na atuação da procuradoria.

    “PGE tem dez projetos que envolvem inovação, consensualidade, gestão da dívida ativa e mudança neste olhar com a transação tributária, além da automação das peças judiciais. A PGE tem um olhar da prosperidade, da inclusão no âmbito dos projetos, buscar trazer a segurança jurídica. Dar a representação efetiva do Estado em demandas que trazem impacto ao Governo de Mato Grosso do Sul”, detalhou.

    Monitoramento e avaliação contínuos

    O Contrato de Gestão prevê acompanhamento permanente das metas, com avaliações semestrais e um balanço final ao término de 2026. O secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo, Thaner Castro Nogueira, explicou que cada projeto é monitorado e acompanhado diretamente pelo governador.

    Para ele, o programa fortalece a governança do Estado e consolida um modelo de gestão baseado em planejamento, integração entre as pastas e foco em resultados.

     

    Fernanda Fortuna – Assessoria de Imprensa PGE/MS

     

     

    Categorias :

    Destaque, Geral

    Veja Também