A edição desta segunda-feira (31.5), do Diário Oficial do Estado (DOE), traz a publicação do decreto “E” nº 37 que declara ponto facultativo, nos dias 3 e 4 de junho, para os órgãos e as entidades da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo Estadual. As atividades retornam ao normal na próxima segunda-feira (7.6), a partir das 7h30 da manhã.
A exceção é para as unidades e serviços considerados essenciais que, por sua natureza, não possam ser paralisados ou interrompidos, como é o caso das áreas da Saúde e da Segurança Pública, por exemplo.
O decreto entra em vigor a partir da data de publicação e é assinado pelo governador do Estado, Reinaldo Azambuja.
Corpus Christi
No próximo dia 3 de junho será comemorado o dia de Corpus Christi (em latim) o que significa "Corpo de Cristo", uma data que a igreja Católica celebra. O dia também é conhecido pelos tapetes coloridos confeccionados por várias ruas em todo o mundo, uma tradição da celebração que novamente neste ano, devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus, não deve acontecer.
Por não estar previsto em lei, o dia de Corpus Christi não é um feriado de âmbito nacional. Trata-se de “uma data móvel” contada 60 dias após o domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. A celebração foi instituída pelo papa Urbano 4°, em 1264.
Ao todo, em 2021, Mato Grosso do Sul terá 9 feriados (8 nacionais e 1 estadual) e 7 pontos facultativos, sem prejuízo da prestação dos serviços essenciais. A divulgação ocorreu no mês de dezembro do ano passado, por meio do DOE.
Foto: Edemir Rodrigues
Publicado por: Assessoria de Comunicação PGE-MS