Servidores da Unidade de Cálculos realizam curso de Português Instrumental

  • Publicado em 06 mar 2024 • por Hanelise da Silva Brito •

  • A ESAP (Escola Superior da Advocacia Pública) iniciou nesta quarta-feira (06) um curso de Português Instrumental para os servidores da PGE/MS (Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul). A capacitação é voltada exclusivamente aos servidores da PCSP (Procuradoria de Cumprimento de Sentença e Precatório) lotados na UCALC (Unidade de Cálculos).

    Ministrado pela servidora da CIGE (Coordenadoria de Inteligência e Gestão Estratégica) Tatiane Pazeto Puks, a capacitação objetiva instrumentalizar os servidores públicos para o exercício de suas atividades e disponibilizar acesso a ferramentas e técnicas de escrita para redução de desvios morfossintáticos da Língua Portuguesa.

    Oficina de Português Instrumental foca no aperfeiçoamento dos relatórios produzidos pela Unidade

    “O curso não se esgota no momento em que se encerram os três dias de aulas teóricas e práticas. Posteriormente, teremos o Acompanhamento Assistido para atendimento individualizado, previamente agendado, de forma que o servidor, ao aplicar as técnicas de escrita da norma culta padrão da Língua Portuguesa, mobilizadas durante os dias de imersão, tenha consultoria/assessoria técnica-linguística para refletir acerca de dúvidas pontuais de sua produção escrita”, afirma Tatiane.

    Entre os conteúdos abordados no curso estão: conceitos iniciais de linguagem escrita como instrumento de comunicação assertiva na Administração Pública estadual; funções da linguagem institucional para a comunicação assertiva e gramática de base. A carga horária será de 10 horas.

    Durante todo o curso, também serão apresentadas técnicas-linguísticas voltadas ao aperfeiçoamento dos relatórios elaborados pela unidade.

    O chefe da Unidade de Cálculos da PGE/MS, Júlio Cesar Ayusso de Carvalho explica que uma capacitação que envolvessem temas como o de gramática de base e textualidade era uma necessidade da unidade.

    “O objetivo desse curso é exatamente tornar a equipe mais homogênea e que todos consigam desenvolver relatório ou pareceres de forma semelhante e de mesma qualidade. O primeiro encontro foi legal, cumpriu com as expectativas e atingiu o objetivo. Nós vamos aprender muito até o final do curso”, disse o servidor.  

    Conforme cronograma, o curso terá continuidade até o dia 14 de março. Nos próximos dias de capacitação estão previstas atividades coletivas e individuais e ainda um encontro virtual para a realização de uma atividade prática.

    Geane Beserra, Programa de Estágio PGE/MS

    Categorias :

    Atuação PGE, Geral

    Veja Também