A PGE/MS (Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul) está avançando no processo de implementação do seu Planejamento Estratégico 2024-2029 através de oficinas estratégicas realizadas pela UGGE (Unidade de Governança e Gestão Estratégica).
O intuito é envolver as unidades responsáveis pelos objetivos delineados no Plano, promovendo o alinhamento e o comprometimento necessários para o alcance dos resultados estabelecidos. Até o momento, as oficinas já foram realizadas em dois setores, sendo eles: CIGE (Coordenadoria de Inteligência e Gestão Estratégica) e ESAP (Escola Superior da Advocacia Pública).
O Planejamento Estratégico 2024-2029 foi lançado em março deste ano. Ele estabelece objetivos a serem alcançados na área de gestão de pessoas, tecnologia, financeira, entre outras.
“Após a pandemia, foi necessário que a Procuradoria buscasse ferramentas de gestão mais ágeis, o que nos levou a adotar o OKR, uma metodologia que vai garantir mais eficiência e transparência aos resultados obtidos”, disse a procuradora-chefe da CIGE, Cristiane Müller Dantas.
De acordo com a servidora Cibelle Queiroz de Melo, os encontros visam à integração e ao engajamento das unidades e irão focar na aplicação da Metodologia de Gestão OKR (Objectives and Key Results), adotada no Planejamento.
“O objetivo das oficinas é auxiliar os setores envolvidos no Planejamento Estratégico com o desenvolvimento e com a implementação dos objetivos e resultados-chave estabelecidos”.
Ela explica ainda que durante o período de vigência do Planejamento, a UGGE irá acompanhar o andamento das metas estabelecidas. “A UGGE estabeleceu um cronograma de acompanhamento das unidades. Ao longo do ano de 2024 será feita a facilitação dos desdobramentos dos objetivos e resultados-chave e o acompanhamento das atividades por meio das reuniões de monitoramento”, explicou.
Daniela Acosta Brito, Trainee de Gestão Pública, também atua na implementação do novo Planejamento Estratégico e ressalta que as oficinas são importantes para promover a adaptação das estratégias e das metas desenhadas.
“Essa etapa marca o início da sensibilização do corpo técnico à Metodologia OKR. Reconhecemos os desafios inerentes à implementação de mudanças. Por isso, contamos com o apoio imprescindível de nossos parceiros estratégicos para multiplicar a gestão ágil em toda a instituição”, afirmou.
A previsão é que nos próximos dias as oficinas sejam realizadas em mais 13 setores da instituição. A iniciativa demonstra o compromisso da PGE/MS em fortalecer sua atuação e garantir a entrega eficaz de resultados em prol da sociedade sul-mato-grossense.
Hanelise Brito, Comunicação PGE/MS
Revisão: Tatiane Pazeto Puks