Procuradores do Estado e servidores da SAD (Secretaria de Estado de Administração), participaram nesta quinta-feira (23), de roda de conversa sobre mediação e arbitragem com o advogado, árbitro e professor da USP (Universidade de São Paulo) e do IDP Brasília (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Pesquisa), Gustavo Justino de Oliveira.
A reunião foi uma excelente oportunidade para os procuradores do Estado ampliarem seus conhecimentos e discutirem assuntos que envolvem a atuação da PGE no âmbito da conciliação e da arbitragem.
Gustavo Justino de Oliveira agradeceu a oportunidade e ressaltou a importância da cultura da negociação na Gestão Pública. “É sempre um prazer falar sobre Advocacia Pública e contribuir de alguma maneira. Dentro dessa temática da negociação, está a inovação na Gestão Pública e por isso essa importância da capacitação e do treinamento”, ressaltou.
A procuradora do Estado e diretora da Esap (Escola Superior da Advocacia Pública), Ludmila Santos Russi, enfatizou a atenção da PGE na capacitação de procuradores e de servidores da instituição.
“A ideia da PGE é atuar justamente nessas medidas de conciliação, com mecanismos alternativos de solução de conflitos, isso já é previsto no nosso planejamento estratégico, assim como no plano de capacitação dos procuradores e dos servidores, que prevê qualificação nesta área”, afirmou.
Durante a conversa, o professor deu destaque aos métodos adequados de solução de conflitos, de negociação na administração pública, de redução de litigiosidade, de gestão de conflitos, entre outros assuntos.
O procurador-chefe da Casc (Câmara Administrativa de Solução de Conflitos), Adriano Aparecido Arrias de Lima, aproveitou o momento para dar evidência ao trabalho realizado pela Câmara.
“Sou um entusiasta da consensualidade e acho que é possível que nós façamos essa negociação sem intervenção de terceiros, isso garante muito mais resultado e eficiência. Minha missão na Casc atualmente é diminuir os processos repetitivos”, disse ele.
Na ocasião, os procuradores participaram ativamente, tirando dúvidas e debatendo casos práticos que acontecem no dia a dia de suas respectivas atuações.
Participaram também da reunião a procuradora-geral do Estado Ana Carolina Ali Garcia, o procurador-geral Adjunto do Contencioso Márcio André Batista, os procuradores do Estado André Carvalho, Carlo Fabrízio, Dênis Miyashiro, Judith Amaral, Renata Zuconelli, Tarcísio Melo, Pedro Henrique Mello, Henri Dhouglas Ramalho, Gustavo Di Tomasso, além da Secretária de Administração, Ana Carolina Araujo Nardes.
Texto: Hanelise Brito
Revisão: Tatiane Pazeto Puks
Fotos: Guido Brey Jr
Publicado por: Hanelise da Silva Brito