Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
PGE|MS
Governo de MS
  • Institucional
    • Sobre a PGE
    • Estrutura Interna
    • Organograma
    • Procuradora-Geral
    • Agenda
  • Fale Conosco
    • Contatos
    • Sala de Imprensa 
    • Ouvidoria
    • Perguntas Frequentes
  • Legislação
    • Leis e Decretos
    • Resoluções e Normas
    • Regimentos
  • Consultoria Jurídica
    • Manuais
    • Pareceres Referenciais e Minutas-Padrão
    • Diretivas do Consultivo
    • Parecer Normativo
    • Orientações Jurídicas Gerais
    • Eleitoral
  • Governança e Gestão
    • Estatísticas e Indicadores
    • Política de Governança
    • Comitê de Governança
    • Planejamento Estratégico – Ciclo 2024-2029
  • Serviços
    • Câmara de Solução de Conflitos
    • Certidão Tributária
    • Guias e Pagamentos
    • Precatório
    • Requisição de Pequeno Valor
    • Termos de Acordo
  • Carta de Serviços
‹ Voltar

Gestão, Inovação e Comunicação Institucional são alguns dos pilares da Coordenadoria de Inteligência e Gestão Estratégica

  • 27 set 2023
  • Categorias:Atuação PGE, Geral
  • Compartilhar:

Responsável pelo monitoramento e atualização da Gestão Estratégica no âmbito da PGE-MS (Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul), a CIGE (Coordenadoria de Inteligência e Gestão Estratégica) é uma unidade de apoio essencial ao bom funcionamento da PGE.

Suas tarefas envolvem a formulação e a aplicação de estratégias relevantes nos setores do órgão com o intuito de fomentar melhoria nos processos de trabalho e consequentemente aprimorar os serviços entregues à sociedade. Exemplo disto, são os Contratos de Gestão da PGE, acompanhados pela CIGE e firmados anualmente com o Governo do Estado para potencializarem e garantirem bons resultados à Administração Pública.

Outra área de atuação importante da Coordenadoria é a implementação de práticas inovadoras, especialmente no âmbito da tecnologia, que visam trazer ganhos como a otimização de tempo e de recursos para a PGE, considerando a demanda crescente na instituição.   

Atualmente, a CIGE conta com seis unidades dentro de sua estrutura e atende demandas relacionadas à governança, gestão de projetos, gestão de processos, comunicação institucional, organização e planejamento de cerimônias e eventos do órgão, assessoria e consultoria técnico-linguística aos servidores, pesquisa e implementação de soluções tecnológicas, estatística, inovação e LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). 

Sob a chefia da procuradora do Estado Cristiane Müller Dantas, a unidade de apoio trabalha pela consolidação da cultura da Gestão Estratégica na instituição, pela inovação dos processos de trabalho tecnológica e ainda pelo fortalecimento da comunicação institucional.

Confira a entrevista completa com a procuradora do Estado e coordenadora da CIGE:

1 – Qual é a função do procurador do Estado nesta Coordenadoria?

O procurador que exerce a coordenação da CIGE tem a função de gerir as equipes de todas as unidades que a compõem para que estas realizem suas atribuições sempre com o olhar no planejamento estratégico da instituição, nas novas metodologias e tendências. Atualmente, o coordenador acumula ainda a função de encarregado de proteção de dados pessoais da PGE, figura estabelecida pela LGPD (Lei n. 13.709/2018).

Há ainda um procurador designado para atuar no LabPDI (Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação), dada a sua expertise em tecnologia de informação, e coadjuvar a coordenação nas ausências e impedimentos, além de substituir o encarregado de proteção de dados pessoais quando necessário.

2 – Quais os principais assuntos/demandas atendidas na Coordenadoria? E os desafios?

A gama de assuntos cuidados pela CIGE é grande: governança e compliance, elaboração e revisão do planejamento estratégico, modelagem e melhoria de processos, registro, controle, acompanhamento e gestão de projetos, estudos de inteligência e estatística, comunicação institucional (imprensa, marketing e eventos), além de pesquisa e desenvolvimento de soluções tecnológicas e de gestão.

A CIGE também tem atuado de forma inovadora no assessoramento e consultoria em demandas de produções textuais, realizando revisão e normatização linguísticas de atos normativos, resoluções, minutas, entre outras correspondências oficiais.

Os desafios são continuar avançando na disseminação dos conceitos e processos de gestão no âmbito da instituição, efetuar as entregas almejadas com celeridade e potencializar as entregas realizadas na PGE-MS, por meio da conquista de quadro de pessoal necessário para executar suas atribuições, visando alavancar o desenvolvimento da instituição em gestão. Além de subsidiar as suas unidades de ferramentas para alcançar ofertas de produtos e serviços eficientes e eficazes cada vez mais ao Estado de Mato Grosso do Sul e, consequentemente, à sociedade.

3 – Quantas unidades têm?

A CIGE hoje é composta por 6 unidades:

  1. Unidade de Governança e Gestão estratégica (UGGE)
  2. Unidade de Inteligência e Estatística (UIE)
  3. Escritório Local de Projetos (ELP)
  4. Escritório Local de Processos (ELProc)
  5. Unidade de Comunicação (UCom)
  6. Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (LabPDI)

A expectativa é que a Coordenadoria de Inteligência e Gestão Estratégica passe por uma reestruturação, devendo este número de unidades ser alterado.

4 – Quais avanços que gostaria de destacar nas ações dos últimos anos?

A CIGE vem treinando equipes em mapeamento de processos, elaborando caderno de indicadores, promovendo melhorias em soluções tecnológicas, bem como desenvolvendo novas. Como exemplo podemos citar o projeto ‘Quati’ que consiste em uma inteligência artificial desenvolvida por meio de parcerias estratégicas para atuar na área de execução fiscal.

No âmbito da comunicação institucional, realizamos a elaboração do plano de comunicação da instituição aprovado pelo Comitê de Comunicação Estratégica e colocamos em prática ações estratégicas previstas no plano para o fortalecimento da comunicação interna e externa da instituição.

Além disso, a Coordenadoria, por meio da Ucom, iniciou a prestação de assessoria e consultoria técnico-linguística aos servidores da PGE com o objetivo de padronizar e estabelecer uniformização das operações linguísticas de edição de correspondências oficiais internas e externas do órgão e consequentemente alcançar uma comunicação assertiva e simplificada para as tomadas de decisões.

Acrescenta-se, por fim, o acompanhamento junto aos gerentes dos projetos estratégicos firmados por meio do Contrato de Gestão – unidades da PGE e Governo, que impactam na melhoria da prestação de serviços do órgão.

5 – Qual a importância desta Coordenadoria na estrutura da PGE?

A gestão estratégica no poder público é fundamental para proporcionar as organizações um modelo de desenvolvimento de habilidades capazes de antecipar as mudanças necessárias, colaborando no aprimoramento da capacidade de tratar incertezas futuras, definindo procedimentos a serem adotados e metas a serem perseguidas para a produção de resultados positivos a longo prazo.

Na PGE isso não é diferente, uma vez que esta se constitui num grande escritório de advocacia contencioso, consultivo e de assessoramento que precisa ser estruturado, a fim de atender às crescentes demandas jurídicas de interesse do Estado, com eficiência e eficácia, para proporcionar segurança aos gestores públicos na implementação de políticas públicas. Desta forma, o olhar estratégico é norteador na definição das ações do órgão com o intuito de prepará-lo frente às mudanças.

6 – Quais os objetivos e as metas para 2023?

Revisar e construir o novo ciclo do planejamento estratégico, gerenciar integração de sistemas, dar sequência a projetos de inovação, ampliar parcerias e desenvolver ações internas de disseminação da gestão estratégica, implementar todas as ações previstas no plano de comunicação, além de atuar em matérias de proteção de dados pessoais.

7 – Como a atuação da CIGE reflete em ganhos para a sociedade?

A CIGE ao realizar suas atribuições institucionais mobiliza habilidades e ferramentas capazes de anteciparem mudanças diante de incertezas futuras. Com isso, direciona procedimentos e metas a fim de alcançar uma performance cada vez melhor para as políticas públicas estaduais que atendem a população sul-mato-grossense.

Texto: Hanelise Brito 
Fotos: GuidoBreyJr
Revisão: Tatiane Pazeto Puks

LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO

Av. Des. José Nunes da Cunha S/N
Parque dos Poderes
Bloco IV
Campo Grande | MS
CEP: 79031-310

PGE INTRANET
PGE INTRANET.
ACESSE
LOCALIZAÇÃO

avalie nosso site

View Results

Carregando ... Carregando ...
COMO PODEMOS MELHORAR?

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital