A semana na PGE/MS (Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul) foi marcada pela recepção dos novos residentes jurídicos, dando início a um período de aprendizado e prática profissional para os participantes.
Para acolher e preparar os residentes, a ESAP (Escola Superior de Advocacia Pública) promoveu curso de formação no Auditório Pantanal, na sede da PGE/MS, de 3 a 7 de fevereiro.
A programação incluiu workshop sobre Inteligência Emocional, treinamentos introdutórios ao sistema PGE.Net e capacitação sobre Linguagem Simples. As atividades tiveram como objetivo preparar os ingressantes para atuarem na Procuradoria.
O Programa de Residência Jurídica da PGE/MS é uma iniciativa voltada para bacharéis em Direito interessados em atuar na Advocacia Pública. A Residência oferece uma experiência prática e imersiva dentro da Procuradoria, permitindo que os participantes desenvolvam habilidades essenciais para o exercício da profissão.
A residente jurídica Júlia de Melo Pereira destacou que o curso de formação foi uma etapa fundamental para sua preparação na Residência Jurídica. “As capacitações, além de nos ajudarem a nos ambientar com o sistema antes de ingressarmos em nossa lotação específica, também nos ensinaram mecanismos para melhor nos relacionarmos com nossos colegas de trabalho”, afirmou.
Para o residente Everth Barbosa de Oliveira, os conhecimentos adquiridos no curso serão essenciais para sua atuação, especialmente nos temas sobre PGE.Net e Linguagem Simples. “Aprender a utilizar as ferramentas do sistema é fundamental para a eficiência do trabalho, e a Linguagem Simples, sem dúvidas, contribuirá para uma comunicação mais clara e objetiva”, pontuou.
A formação oferecida pela ESAP reforça o compromisso da PGE/MS em proporcionar um ambiente de aprendizado qualificado para os residentes jurídicos e auxílio no aprimoramento da prática jurídica.
Gabriel Diniz e Geane Beserra, Programa de Estágio
Revisão: Tatiane Pazeto Puks