Planejamento Estratégico – Ciclo 2024-2029

Com o olhar voltado para o futuro, a PGE de Mato Grosso do Sul apresenta seu planejamento estratégico 2024-2029.

O objetivo é pensar em métodos de ação a longo prazo e fomentar a gestão pública de resultados, o que demonstra o compromisso da instituição com a eficiência e a entrega de serviços que atendam as necessidades da sociedade.

Em outras palavras, trata-se de uma ferramenta básica, um instrumento poderoso para o alcance da excelência, por meio da otimização de recursos e processos de trabalho.

A Unidade de Governança e Gestão Estratégica Integrada, ligada à CIGE (Coordenadoria de Inteligência e Gestão Estratégica), é o setor responsável por formular, implementar e monitorar os objetivos e metas, assegurando o constante aprimoramento e alinhamento institucional.

Uma das novidades deste novo ciclo é a implementação do método OKR, uma metodologia ágil de gestão por resultados. No vídeo a seguir, você pode conferir todo o trabalho da PGE e suas práticas organizacionais:

Uma gestão inovadora, moderna e eficiente, resulta em uma jornada de crescimento para a instituição. Confira na íntegra o novo planejamento estratégico da PGE para o ciclo 2024-2029:

Perguntas frequentes >> Download FAQ


Ana Carolina Ali

“O planejamento estratégico é uma ferramenta muito importante para a tomada de decisão da alta gestão. Neste novo ciclo, temos um instrumento que fortalece a nossa missão, trazendo uma nova visão e novos valores, em uma construção coletiva sempre em defesa do interesse e do patrimônio públicos, daquilo que é de todos e para todos”

Cristiane Müller

“Após a pandemia, foi necessário que a PGE buscasse ferramentas de gestão mais ágeis, o que nos levou a adotar o OKR, uma metodologia que vai garantir mais eficiência e transparência aos resultados obtidos”

Cibelle Queiroz de Melo

“As oficinas de construção do Planejamento Estratégico foram fundamentais para o desenho dos novos objetivos e resultados-chaves da instituição, pois apresentaram o balanço e o encerramento do documento anterior, bem como análise atual da PGE/MS para a aplicação da nova metodologia a ser utilizada nos próximos anos.”

Daniela Acosta Brito

“Em um processo transparente e participativo, os membros da PGE/MS construíram a visão e os valores que nortearão a Instituição. Definiram como objetivo principal a atuação proativa na defesa dos interesses do Estado e o compromisso com a Agenda 2030 da ONU. Por isso, estamos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis 16 e 17, que tratam do acesso à justiça para todos e da construção de instituições eficazes”


Planejamento Estratégico – Ciclo 2018 – 2023

O Planejamento Estratégico (2018-2023) da Procuradoria-Geral do Estado do Mato Grosso do Sul (PGE-MS) é a ferramenta pela qual estrutura-se a gestão estratégica, voltada para resultados, no âmbito da instituição. Tem por finalidade manter e aprimorar resultados, sendo, portanto, um instrumento essencial à atuação do órgão e com grande capacidade de impacto.

É também uma referência para os Procuradores do Estado, para os servidores da própria PGE-MS e também aos demais servidores do Estado e, muito especialmente para a população sul-mato-grossense, do direcionamento que a instituição pretende seguir no cumprimento de sua missão constitucional.

Fernando Zanele

“Transformação e eficiência: foram essas as necessidades que pavimentaram o desafio de iniciar a cultura do planejamento na PGE, em 2018”

Fabíola Marquetti

“Ao longo da execução deste planejamento (Ciclo 2018-2023), detectamos a necessidade de fazermos uma revisão e nos adequarmos às novas exigências e realidades daquele momento, condensando as iniciativas de modo que pudessem ser efetivamente implementadas”

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.