A etapa virtual da Caravana de Inovação começou nesta quarta-feira (7) em Mato Grosso do Sul, reunindo integrantes da Advocacia Pública em torno de propostas para modernizar a atuação jurídica no Estado. A iniciativa é promovida pela LABORI/AGU (Laboratório de Inovação da Advocacia-Geral da União) em parceria com a PGE/MS (Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul) e tem como foco práticas inovadoras, tecnologia e colaboração.
O primeiro encontro online reuniu mais de 140 participantes, entre procuradores, servidores, advogados públicos e representantes de diversos órgãos do Estado, em um ambiente colaborativo voltado à troca de experiências e à construção de soluções inovadoras para os desafios enfrentados pela Advocacia Pública.
Na abertura, a procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia, destacou que a Caravana é um projeto com potencial para gerar resultados concretos e, sobretudo, promover um impacto positivo para a população sul-mato-grossense, que é a verdadeira destinatária do serviço público.
É uma grande alegria sediar aqui em Mato Grosso do Sul a Caravana de Inovação. Desde o início, buscamos envolver todas as instituições do nosso Estado, como o Poder Executivo, Legislativo, Judiciário, Municípios, OAB, Defensoria Pública, Procuradorias Municipais, Universidade Federal e outros parceiros, em torno de um propósito comum. Quando dialogamos sobre esse projeto, identificamos um projeto de inovação que trazia uma proposta de soluções inovadoras compartilhadas, e o nosso objetivo é justamente esse: compartilhar soluções, avançar na governança, aprimorar nossas atividades e evoluir na prestação do serviço público”, afirmou.
Bruno Portela, procurador federal e coordenador do LABORI, apresentou os pilares da iniciativa, destacando o compromisso com a construção de uma rede nacional da Advocacia Pública brasileira, baseada na cooperação, na integração e na verticalização de soluções inovadoras.
Ele explicou que as Caravanas têm como foco principal promover a inovação e a transformação digital, sempre com atenção às necessidades específicas da Advocacia Pública. Ressaltou ainda que a meta é alcançar pelo menos dez estados, promovendo intensa troca de experiências, diálogo e compartilhamento de conhecimento.
Já o diretor-presidente da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul), Márcio de Araújo Pereira, destacou a importância da colaboração entre as instituições públicas e acadêmicas para impulsionar a inovação e a transformação digital no serviço público.
“Esperamos que a Caravana propicie avanços por meio do diálogo com a academia, com as carreiras jurídicas e com os órgãos de controle. Esse intercâmbio é fundamental para que possamos aprimorar e aplicar a inovação no serviço público. Sigamos trabalhando pela Ciência, Tecnologia e Inovação”, pontuou.
Durante o encontro, o advogado e especialista em gestão de projetos Robson Ramos palestrou sobre Metodologias Ágeis na Gestão Pública.
A participação ativa dos participantes demonstrou o interesse crescente por inovação no serviço público e reforçou o compromisso institucional com a melhoria na entrega dos serviços públicos. A programação virtual da Caravana segue nos dias 12, 14 e 28 de agosto, antecedendo aos encontros presenciais que serão realizados nos dias 3, 4 e 5 de setembro, em Campo Grande, no Bioparque Pantanal e no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo.
Hanelise Brito, Ascom PGE/MS
Revisão: Tatiane Pazeto Puks