Nesse contexto, a Procuradoria-Geral do Estado tem um papel imprescindível
A abertura da 3ª Sessão Legislativa da 11ª Legislatura da Assembleia Legislativa, foi realizada na manhã desta terça-feira (2.2), nas instalações da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) e contou com autoridades dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário). O evento também contou com transmissão, ao vivo, por todos os canais de comunicação da instituição.
Entre elas, a procuradora-Geral do Estado, Fabíola Marquetti Sanches Rahim que acompanhou todo o evento e falou sobre a dimensão e magnitude da solenidade. “Esta cerimônia marca a abertura dos trabalhos da Alems, cuja atuação é muito importante, em especial, em parceria com o Governo do Estado e em prol dos interesses do Mato Grosso do Sul. No ano passado, a instituição fez um trabalho elogioso, sempre a tempo, permitindo que essa integração culminasse nos resultados exitosos obtidos. Diferenciando-se, assim, no cenário nacional em um ano tão difícil como foi”, afirmou.
Nessa mesma linha, de harmonia e trabalho, o deputado e presidente da Alems, Paulo Corrêa, ressaltou em seu discurso que a palavra de ordem é o respeito: “O respeito às instituições é fundamental à harmonia dos Poderes”, disse e completou sua fala destacando o papel fundamental dos parlamentares para o desenvolvimento de MS. “Os deputados sempre me ajudam a tomar a decisão colegiada… estamos aqui na Assembleia Legislativa para exercer a representatividade a qual fomos eleitos, e estamos aqui para continuar trilhando nesse caminho”, disse.
Já o governador Reinaldo Azambuja, em seu discurso, foi otimista para o cenário local dos próximos dois anos, afirmando que MS terá investimento recorde. “Com o esforço e a força do povo sul-mato-grossense, vamos rasgar o chão, abrindo novas estradas, que levarão o fruto do nosso trabalho e por onde vão passar milhares de novos empregos, gerados por uma economia pujante e muito mais diversificada”, declarou.
Conforme determina a Constituição do Estado, ele entregou à Assembleia Legislativa a mensagem do Poder Executivo para o ano de 2021. Leia na íntegra.
Lideranças
Na solenidade ainda houve o discurso dos líderes do Governo (deputada Mara Caseiro) e da oposição (deputado Pedro Kemp).
Enquanto ela enalteceu o momento histórico e agradeceu pela confiança dada pelo governador. “É a primeira vez, em toda a história política de Mato Grosso do Sul, que uma mulher desempenha essa missão tão importante de ser a ponte entre os poderes Legislativo e Executivo”, salientou.
Kemp destacou os trabalhos do legislativo estadual. “Com certeza a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul cumpriu com suas responsabilidades, respondeu no momento adequado e procurou dar o seu melhor para que nosso Estado enfrentasse a crise e superasse as dificuldades”, sustentou.
PGE
Com a missão de “Representar o Estado na defesa do interesse público com foco na legalidade, eficiência e probidade dos atos administrativos para viabilizar a implementação das políticas públicas em benefício da sociedade”, o papel da Procuradoria-Geral é de suma importância para as discussões, cuidados, acolhimentos e orientações jurídicas no intuito de fortalecer e promover o melhor para o Estado e a população sul-mato-grossense.
Fabíola Marquetti reiterou que este ano será de muitos trabalhos. “A PGE continuará em busca da modernização, engajamento com os Poderes, intensificação dos trabalhos e aceleração dos processos sempre em busca da excelência na entrega de resultados para o Governo do Estado e a sociedade de Mato Grosso do Sul”, finalizou.
Com informações da Assembleia Legislativa
Fotos: Alems, SAD e Subcom