Há exatos 365 dias, a PGE-MS (Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul) nomeava novos procuradores aprovados no XIV Concurso para Procurador do Estado para representarem Mato Grosso do Sul na defesa do interesse público, com foco na legalidade, na eficiência e na probidade dos atos administrativos, assumindo assim a missão da instituição.
No dia 20 de julho de 2022, os aprovados que tanto estudaram, dedicaram-se e passaram por todas as etapas do concurso com êxito puderam comemorar e celebrar o ingresso na carreira.
Bruno Cesar dos Santos Pereira, natural de Cuiabá – MT, é um dos procuradores que ingressou há um ano na carreira. Ele conta que o desejo de se tornar um procurador do Estado veio quando exercia o Direito na Justiça Federal, onde trabalhou por cerca de 10 anos.
“O desejo de me tornar procurador do Estado veio quando eu era servidor da Justiça Federal. Lá, eu observava muito a atuação das Procuradorias e a partir dali, na participação dos processos e audiências, comecei a me identificar com este cargo e acabei definindo que queria isso como meta para minha vida”, disse relembrando o início de tudo.
Hoje ele comemora a decisão, relembra o nervosismo na prova oral do concurso e agradece o acolhimento da instituição. “Estou muito feliz e satisfeito. A PGE-MS nos acolheu de uma forma muito carinhosa, o Estado é maravilhoso, a cidade de Campo Grande é belíssima, sinto-me realizado e entendo que aqui é o meu lugar”, afirmou.
Lotado na PP (Procuradoria de Pessoal), o procurador destaca ainda os aprendizados que adquiriu nestes 365 dias de PGE-MS.
“Sempre dizem que somos o Escritório que defende o Estado. Neste primeiro ano, pude aprender com as discussões sobre as melhores formas de realizar uma defesa, além disso, a interação com os colegas procuradores e com os servidores e assessores nos auxiliam bastante na dinâmica de discussão da defesa do Estado, tudo isso me surpreendeu bastante”, disse alegre.
Outra procuradora do Estado que comemora o ingresso na Advocacia Pública é Priscilla de Siqueira Gomes. Ela diz, emocionada, sobre como se sente feliz e realizada por fazer parte desta carreira tão importante, que faz a diferença no Estado de Mato Grosso do Sul.
“É diferente do que imaginei porque percebi que a PGE-MS se encontra muito próxima dos órgãos que compõem o Governo do Estado. Quando estudava não tinha noção que a procuradoria poderia participar tão diretamente na formulação das políticas públicas”, disse a procuradora.
Logo que ingressou foi lotada na Cjur-Agems (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos do Estado de Mato Grosso do Sul) e recentemente assumiu, com entusiasmo, o desafio de chefiar a coordenadoria jurídica.
“Estou aprendendo de perto como funciona a “máquina administrativa” que tanto estudei para ingressar na carreira. O aprendizado tem sido no sentido de lidar com as inúmeras situações que aparecem no dia a dia e achar soluções que auxiliem no bom funcionamento da administração. Nesse sentido, a experiência dos colegas, que estão sempre dispostos a ajudar, tem sido muito importante”, destacou.
Sua expectativa é continuar se dedicando neste ofício, que requer muito estudo e dedicação. “Espero continuar adquirindo experiência e poder contribuir ainda mais para a expansão e consolidação da carreira de procurador do Estado de MS”, disse orgulhosa de sua trajetória.
Ana Ligia de Paula Zanin também concorda com os colegas procuradores quando eles dizem que as trocas de experiências têm sido importantes e essenciais para o exercício de um trabalho eficiente.
“Estou me sentindo muito feliz. A PGE com toda certeza me surpreendeu para melhor. Trabalhamos muito e temos muita responsabilidade, mas é desafiador e ao mesmo tempo instigante estar aqui para fazer um trabalho cada vez melhor. Estamos ao lado de pessoas que nos inspiram e extraem o melhor da gente, procurando sempre as melhores soluções para a condução da Gestão Pública”, destacou a procuradora que também iniciou na carreira em 2022.
Atuando na PAG (Procuradoria de Assessoria ao Gabinete), Ana Ligia Zanin relembra os aprendizados que obteve neste período. “Aprendemos a gerir as questões jurídicas que são colocadas todos os dias, a ter um olhar de como resolver as situações e construir instrumentos jurídicos para auxiliar a Administração Pública. A troca que tenho com os colegas, principalmente estando aqui no Gabinete onde lidamos com vários setores, é muito enriquecedora”, disse reflexiva.
Ela relembra ainda como o primeiro ano passou rápido e como ao mesmo tempo foi intenso, e ressalta que a carreira requer sempre estudo e atualização.
“Aqui temos muitos cursos de capacitação por meio da Esap e os chefes também estão sempre disponíveis para discutir os temas necessários. As experiências dos colegas ensinam muito”, finalizou.
Bruno Cesar, Priscila de Siqueira e Ana Ligia Zanin representam neste texto os outros 11 procuradores do Estado que completam um ano de PGE-MS e que vêm se destacando diariamente na instituição.
Texto: Hanelise Brito
Revisão: Tatiane Pazeto Puks
Fotos: GuidoBreyJr