Os servidores da PGE-MS (Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul) Cássia Mara Fontoura e Guido Brey visitaram na última semana a PGE-RS (Procuradoria-Geral do Estado do Rio Grande do Sul) com o objetivo de trocar conhecimentos e experiências entre as Procuradorias sobre a plataforma Moodle e sobre ferramentas de edição de vídeos.
Os conhecimentos adquiridos servirão de base para uma futura implementação do Moodle (plataforma de aprendizagem virtual) na Esap (Escola Superior da Advocacia Pública de MS). Quando implementada, a plataforma irá possibilitar aos servidores da PGE o acesso a cursos e materiais de treinamento de forma remota e flexível.
Durante a visita, os servidores puderam conhecer a estrutura da ESAE (Escola Superior de Advocacia de Estado Professor Almiro do Couto e Silva) da PGE-RS, que apresentou o Moodle, fornecendo conhecimentos básicos sobre administração, criação de cursos, recursos e atividades disponíveis na plataforma.
Além disso, a PGE-RS apresentou as noções básicas de como os vídeos são produzidos para a transmissão no YouTube e no Portal de cursos e forneceu informações sobre edição de vídeos, vinhetas e edição de cursos para inserção na plataforma.
A servidora Cássia Mara explica que o aprendizado sobre as ferramentas do Moodle e edições de vídeos irá auxiliar no aperfeiçoamento das atividades realizadas pela Esap.
“Aprendemos a usar as ferramentas do Moodle e de edição de vídeo com os técnicos que trabalham diretamente com isso. O mais importante desta capacitação foram as experiências que eles nos apresentaram a respeito dos eventos e cursos oferecidos por aquela Escola. Essa visita fez com que trouxéssemos novas práticas que já poderemos usar em nossos próximos eventos”, ressaltou.
O servidor Guido Brey acrescenta que a experiência de conhecer e compartilhar conhecimentos com outra Procuradoria Estadual foi importante para observar as dificuldades superadas e as boas práticas implementadas.
“Essa imersão foi muito importante pois vimos na prática todos os processos realizados pela ESAE, desde a solicitação de um novo curso, planejamento, produção de conteúdo audiovisual, finalização e disponibilização de cursos e materiais didáticos, palestras e eventos, dentre outros”, comentou.
“Tivemos nesse encontro a oportunidade de perceber as melhorias que podemos implementar em nossas áreas de atuação, certo de que este aprendizado fará uma grande diferença na estruturação e na dinâmica dos trabalhos a serem realizados pela PGE-MS e beneficiarão todo o quadro institucional”, afirmou.
Para a procuradora do Estado e Diretora da Esap, Ludmila dos Santos Russi, a qualificação dos servidores é algo caro para a PGE-MS e o intuito da capacitação foi aprimorar a eficiência e a qualidade dos serviços prestados pela Esap.
“Somos uma instituição que reconhece a importância de capacitar os servidores. Essa visita à PGE-RS com toda certeza será de grande valia para a produção de materiais instrutivos e informativos, aumentando a efetividade das ações de treinamento e de divulgação institucional da nossa PGE”, completou.
Texto: Hanelise Brito
Revisão: Tatiane Pazeto Puks