Na manhã desta terça-feira (10.8) foi realizada a oficina “Avaliação e tabela de temporalidade de documentos” ofertada pela Escola Superior da Advocacia Pública (Esap), da Procuradoria-Geral do Estado (PGE). O evento ocorreu de forma on-line com a participação de aproximadamente 50 servidores da instituição e esclareceu dúvidas quanto aos instrumentos de gestão documental.
Durante o evento, a procuradora do Estado e diretora da Escola Superior da Advocacia Pública (Esap), Ludmila dos Santos Russi, ressaltou a importância da oficina. “Todos os entes públicos têm por dever fazer a sua gestão de documentos. A ideia hoje é apresentar e esclarecer dúvidas quanto aos documentos de gestão documental e ainda esclarecer a padronização para fins de procedimento de eliminação ou armazenamento desses documentos”, afirmou.
A palestra foi conduzida pela historiadora Doralice Martins, que atualmente é coordenadora Especial de Gestão Documental, na Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização (SAD), e presidente da Comissão Central de Avaliação de Documentos. Além disso, ela possui pós-graduação em gestão pública e atua na área arquivística há 35 anos.
“Precisamos mudar o conceito de que a gestão de documentos é só para documentação física. A gestão documental é tanto para o documento físico quanto para o eletrônico, o tratamento deve ser o mesmo para ambos”, disse a convidada.
Segundo Doralice, o plano de classificação de documentos e a tabela de temporalidade são essenciais para a gestão pública. “Se eu tiver estruturado o plano de classificação de documentos e a tabela de temporalidade de documentos eu consigo fazer gestão de documento. Ambos são mecanismos que possibilitam a identificação, a codificação, a localização e a destinação de documentos”, explicou a palestrante.
O curso abordou ainda sobre o processo de avaliação e valoração de documentos, aplicação de prazos aos documentos e a oficialização de eliminação de documentos.
Assessoria de Comunicação PGE/MS
Fotos: Esap