Campo Grande (MS) – O I Fórum de Igualdade de Gênero nas Instituições que foi realizado na sexta-feira (30.8) contou com a participação da procuradora-Geral Fabíola Marquetti Sanches Rahim (Procuradora-Geral do Estado) e da procuradora do Estado, Ludmila Santos Russi de Lacerda.
Promovido pela Associação dos Magistrados de MS (Amamsul), em parceria com o Comitê de Gênero, Raça e Diversidade do TJMS, o Fórum visou debater a igualdade de gênero e dividir experiências, em uma demonstração de que a magistratura está participando das mudanças mundiais de comportamento.
Para Fabíola Marquetti a experiência e importância do evento foram excelentes. “A iniciativa da Amansul e do TJMS foi louvável. Pois dificilmente paramos para pensar e discutir esse tema. Foi uma oportunidade de troca de experiências e aprendizado com mulheres brilhantes que palestraram com muita propriedade sobre as dificuldades que as mulheres enfrentam para ascensão nas carreiras”.
A atual situação da Procuradoria-Geral do Estado no que se refere à questão de gênero é um exemplo a ser aprimorado. No quadro geral de pessoal da PGE o número de servidoras mulheres chega a 58%. Quando é observado somente o cargo de procurador do Estado, esta porcentagem cai para 42%. E, ao se tratar de procuradoras chefes, o cenário diminui mais ainda, alcança somente 30%.
A procuradora-geral participou como debatedora do primeiro painel, “Igualdade de Gênero nas Instituições” que contou com a palestrante, a desembargadora aposentada Maria Isabel de Matos Rocha. E de outras debatedoras: procuradora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva, juíza Helena Alice Coelho Machado, juíza Mariana Rezende Ferreira Yoshida, diretora da Insted Neca Chaves Bumlai, promotora de Justiça Paula da Silva Volpe, advogada Rachel Magrini Sanches, juíza federal Raquel Domingues do Amaral e a advogada Silmara Domingues Araújo Amarilla.
O terceiro painel “Estereótipos de Gênero e Participação Feminina nos Espaços de Poder: Avanços e Desafios” contou com a participação da procuradora do Estado, Ludmila Russi. De acordo com ela, foi um dia intenso de muita reflexão e aprendizado. “No dia a dia, não percebemos ou, às vezes, não temos tempo para discutir a questão de gênero. E eventos como este, nos esclarece e nos enriquece, além de fomentar a reflexão e as atitudes sobre este assunto”.
A palestrante foi a advogada Marina Zanatta Ganzarolli e a presidente de mesa a juíza Jacqueline Machado. Também participaram como debatedoras: delegada da Polícia Civil Aline Gonçalves Sinott Lopes, procuradora de Justiça Ariadne Fátima Cantú, juíza do Trabalho Fabiane Ferreira, advogada Luciana Branco Vieira, o servidor do TJMS Mateus Moreira de Oliveira e a primeira subdefensora púbica-Geral de MS Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira.
O evento foi realizado no auditório da Escola Superior da Magistratura (Esmagis), na sede campo da Amamsul na Capital.
Fotos: Marília Campellini