Na expectativa para a Corrida dos Poderes, mais de 40 servidores da PGE-MS (Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul) se preparam para a competição que acontece no Dia do Servidor Público (28) e que promete reunir e incentivar a prática esportiva entre os servidores do Executivo, do Legislativo e do Judiciário.
A previsão é que mais de 2,5 mil pessoas executem os percursos de 3km, 5km e 10km e aproveitem os shows e premiações preparadas para a data.
Quem já está apto e preparado para o percurso de 10km é o servidor Jonatas Fernandes, que realiza seu treino sempre após cumprir o expediente. Ele conta que a corrida é um esporte que o encantou e que só neste segundo semestre do ano já participou de cinco competições.
“A corrida me trouxe mais disposição e fez com que eu superasse os meus limites. Depois que você descobre sua capacidade, você deseja percorrer uma distância cada vez maior no menor tempo possível. Com isso, sua resistência aumenta e consequentemente suas metas também”, afirmou.
Para Jonatas Fernandes, o principal desafio é manter a disciplina e controlar a mente diante da exaustão. “Essa é uma bela iniciativa para incentivar a prática da corrida, que é um esporte extremamente acessível. Faço questão de frisar que a partir do momento que você descobre que consegue correr 1km a mais, você transporta esse aprendizado e essa mentalidade para outras áreas da sua vida”, ressaltou.
E se para uns a Corrida dos Poderes significa se manter constante, para outros, a ação é um ânimo para retornar a práticas antigas. Como no caso do servidor e ex-atleta Valdeci Viana, que se sentiu motivado a retomar a prática de atividades físicas e a sua graduação em Educação Física.
“O esporte começou a fazer parte da minha vida ainda quando criança. Já fui jogador de times profissionais e até conquistei medalhas como treinador. Depois de um tempo sem praticar esportes, tenho encontrado na corrida uma oportunidade de me exercitar e cuidar da minha saúde”, disse o servidor da PGE-MS.
Ele que já participou de outra competição recentemente, se diz motivado pela persistência das pessoas que encontra durante os treinos. “Olhar as pessoas correndo, incentivou-me. Na última corrida que participei eu me motivava na medida em que observava a persistência dos participantes”, comentou Valdeci que irá participar do percurso de 5km.
Já a procuradora do Estado Jordana Pereira Lopes Goulart mantém laços de longa data com o esporte. Há 13 anos, quando ainda estava na faculdade, iniciou sua jornada na corrida. “Iniciei a prática de esportes quando estava na faculdade como forma de cuidar da minha saúde e intensifiquei no período em que estudava para concurso com o objetivo de reduzir o estresse e ansiedade”, contou.
Foram várias as suas participações em corridas de rua de 5km a 21km. Em todos esses momentos a procuradora se sente desafiada e cada vez mais apaixonada pela prática.
“Ela me trouxe determinação, disciplina, força e a cada corrida concluída tenho a sensação de superação e de que sou capaz de ir além dos limites que me imponho. Brinco que a corrida é meu remédio, é por meio dela que esvazio a minha mente e descarrego a ansiedade. Ela me proporciona, ainda, uma vida mais saudável e um sentimento de liberdade, disposição e alegria”, frisou.
A procuradora do Estado parabeniza ainda a iniciativa dos três poderes por proporcionar o momento aos servidores. “Além de incentivar a prática esportiva e o cuidado com a saúde, é um evento que proporciona a integração entre os servidores públicos e um ambiente de descontração”, disse ela na expectativa para a Corrida dos Poderes.
Texto: Hanelise Brito
Revisão: Tatiane Pazeto Puks