João Bahia foi empossado como procurador do Estado de Mato Grosso do Sul
A PGE/MS (Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul) realizou, nesta segunda-feira (17), a cerimônia de posse do novo procurador do Estado, João Bahia de Holanda Sousa.
Aprovado no XIV Concurso Público para Procurador do Estado, João Bahia passa a integrar o quadro da PGE/MS, órgão responsável pela representação judicial e extrajudicial do Estado de Mato Grosso do Sul.
Durante a cerimônia, a procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia, deu as boas-vindas ao novo membro da instituição e destacou a importância da Procuradoria na vida dos cidadãos sul-mato-grossenses.
“A PGE está presente na vida do cidadão sul-mato-grossense, seja na atuação contenciosa ou consultiva. Temos procuradores alocados em secretarias, autarquias e fundações, assessorando os gestores na tomada de decisões. Outros estão no contencioso, lidando com a alta judicialização. Temos ainda os que atuam na conciliação, um espaço muito caro para a PGE, que está sempre em busca da consensualidade e de um ambiente pacificador para os conflitos”, ressaltou.
João Bahia é formado pela Universidade Federal do Ceará e possui pós-graduação em Direito Público. Em sua trajetória profissional, atuou como Oficial de Justiça no Tribunal de Justiça do Estado do Ceará e como procurador do Município de Campo Grande.
Em seu discurso de posse, ele relembrou as etapas do concurso e destacou a realização de um sonho ao ingressar na PGE/MS. “Desde a prova oral, percebi o quanto essa carreira é bem estruturada e respeitada. O acolhimento que recebi ainda na época de concurseiro foi muito significativo. Espero contribuir com o Estado de Mato Grosso do Sul e com a população sul-mato-grossense, promovendo melhorias e fortalecendo as políticas públicas por meio de minha atuação profissional. O dia de hoje representa a concretização de um sonho, e eu fico muito feliz pela acolhida e recepção”, disse o empossado.
A cerimônia contou com a presença do procurador-geral adjunto do Contencioso, Márcio André Batista de Arruda, do procurador-geral adjunto do Consultivo, Ivanildo Silva Costa, da corregedora-geral, Fabíola Marquetti Sanches Rahim, e de outros procuradores do Estado.
A partir desta terça-feira (18), João Bahia passará por um curso de formação promovido pela ESAP (Escola Superior de Advocacia Pública). O treinamento abrangerá uso de sistemas, procedimentos e atividades práticas fundamentais para o exercício da função.
Hanelise Brito, Comunicação PGE/MS
Revisão: Tatiane Pazeto Puks